12 alimentos que ajudam a desintoxicar o corpo

12 alimentos que ajudam a desintoxicar o corpo

Veja como manter uma dieta saudável com 12 alimentos super importantes no processo de emagrecimento.

Anúncios

Atualmente, a busca por uma alimentação saudável tem sido constante na sociedade brasileira. Neste sentido, os benefícios dos alimentos orgânicos têm sido destacados por diversas empresas e profissionais da áreas de saúde.

Anúncios

Hoje, o hábito de comer fritas e alimentos ultraprocessados ainda é comum para muitas pessoas. Entretanto, esse tipo de alimentação pobre em nutrientes pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas, especialmente a obesidade.

Um levantamento feito pela Universidade de Washington comprovou que a má alimentação foi responsável por 11 milhões de mortes em 2017, contra 8 milhões pelo cigarro. Entre os países avaliados, o Brasil conseguiu a 50º no ranking dos países com mais casos de morte por má alimentação. Veja neste post os melhores alimentos para desintoxicar o corpo e manter uma dieta saudável. Confira!

Confira os melhores alimentos para desintoxicar o corpo

Como mencionado, o hábito da alimentação ruim traz diversos prejuízos para nossa saúde, podendo nos levar a óbito. Neste sentido, um passo importante para começar uma rotina saudável é optar por alimentos para desintoxicar o corpo.

Afinal, quando estamos com nossos corpos “sujos”, nosso organismo não reage bem a certas mudanças e, eventualmente, ficamos doentes. Por isso, é necessário usar o famoso “detox” para oferecer saúde a longo prazo para nosso corpo. Sendo assim, confira alguns alimentos para desintoxicar o corpo que vão te ajudar nesse processo.

1 – Limão

O limão possui propriedades alcalinas e digestivas, ou seja, não pode ficar de fora de uma dieta detox. Sendo assim, por ser uma grande fonte de vitamina C, ele é um dos melhores alimentos para desintoxicar o corpo. Isso porque essa vitamina é fundamental para o funcionamento do metabolismo celular do corpo humano.

Anúncios

Além disso, o limão é um alimento versátil, podendo ser usado em chás, saladas, molhos e diversos outros pratos. Por isso, não deixe de consumir limão para desintoxicar o seu corpo.

2 – Beterraba

A beterraba é excelente, pois ajuda na eliminação de toxinas do organismo. Além disso, ela combate o excesso de radicais livres, desempenhando ação anticancerígena. Outros benefícios da beterraba são a melhor performance sangue do corpo, e a melhor capacidade de desintoxicar nosso organismo.

Além disso, a beterraba é uma grande fonte de energia, favorecendo o funcionamento dos nossos órgãos. Por isso, se sentir o seu corpo “pesado”, não pense duas vezes antes de comer beterraba!

3 – Alho

Amado por muitos na cozinha, o alho também é um dos alimentos para desintoxicar o corpo. Isso porque ele aumenta as defesas do sistema imunológico, além de ter um efeito anti-inflamatório.

Além disso, consumir alho é benéfico, pois ele é rico em vitaminas e minerais.

4 – Capim-limão

Muito conhecido por ser consumido em chás, o capim-limão é ótimo para limpar o corpo. Basicamente, ele melhora o funcionamento do fígado, rins e do trato digestivo. Por outro lado, colabora para uma melhor circulação sanguínea no corpo.

5 – Gengibre

Consumir pequenas quantidades de gengibre é ótimo para desintoxicar o couro. Isso porque ele tem propriedades adstringentes, desintoxicantes e anti-inflamatórias. Além disso, contribui com a função hepática do nosso corpo.

6 – Brócolis

Amado por uns e odiado por outros, o brócolis é um dos melhores alimentos para desintoxicar o corpo. Isso porque ele atua diretamente nas enzimas do organismo, facilitando a eliminação de toxinas. Inclusive, o brócolis é rico em fibras, auxiliando no funcionamento intestinal.

7 – Chá verde

O chá-verde é essencial para desintoxicar o corpo. Isso porque ele é rico em antioxidantes, além de ser efetivo no combate aos radicais livres. Hoje, diversos estudos apontam que ele pode selecionar diversos tipos de câncer, além de acelerar o metabolismo.

8 – Couve crua

A couve crua é bastante rica em fibras, vitaminas e minerais. Dessa forma, ela tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, é uma excelente maneira de melhorar o funcionamento dos rins.

9 –  Maçã

Uma das frutas mais amadas pelos brasileiros, a maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda na regulação intestinal, um dos órgãos essenciais para a desintoxicação do corpo. Além disso, a maçã também é rica em nutrientes essenciais para colaborar no funcionamento do fígado.

10 – Abacaxi

Embora esteja presente no cardápio brasileiro o ano inteiro, o abaixo é ainda mais rico em micronutrientes no verão. Dessa forma, ele colabora para melhorar o metabolismo intracelular, além de ter propriedades digestivas e diuréticas. Assim, comer abacaxi ajuda a limpar o organismo de acúmulos desnecessários.

11 – Melancia

A melancia possui mais de 90% de água em sua composição, por isso, é uma boa opção refrescante e diurética. Isso porque ela ajuda a limpar nosso organismo dos radicais livres, além de melhorar nossa hidratação. Por isso, não deixe de comer melancia nos dias de calor!

12 – Hortelã

Um dos melhores alimentos para desintoxicar o corpo é o hortelã. Devido a suas funções antioxidantes, ele ajuda na limpeza dos órgãos e do sangue, além de ser funcional para combater doenças nos rins. Além disso,  o hortelã é excelente para colaborar no tratamento de asma.

Leia mais:

8 melhores aplicativos de futebol para acompanhar seu time do coração

Compartilhar:

foto do autor

Bruno de Lima

Formado em marketing e publicidade, atua como redator, contando com suas habilidades para entregar conteúdos de valores e que venham agregar na sociedade.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para manutenção automotiva

Aplicativos para manutenção automotiva

Anúncios Os aplicativos para manutenção automotiva são aquela mão na roda de quem precisa cuidar do automóvel e não sabe por onde começar. Isso porque facilitam a vida dos condutores e proprietários de veículos ...
Continue lendo →
Aplicativos de localizador de carro

Aplicativos de localizador de carro

Anúncios Com os aplicativos de localizador de carro você nunca mais vai precisar passar sufoco quando não souber onde está o seu veículo. Seja porque sofreu um roubo ou porque esqueceu onde estacionou em ...
Continue lendo →
Tricô

Tricô e bordado: aprenda tudo com estes apps!

Anúncios Estas deliciosas técnicas de criar tecidos a partir de fios entrelaçados podem ser verdadeiras terapias! Além de criar cachecóis, suéteres, mantas e meias, também é possível fazer bonecos e outros objetos totalmente personalizados. ...
Continue lendo →