Anúncios
O Brasil, em razão da sua diversidade natural, cultural e de etnias e, também, de seu tamanho continental possui diversos lugares para conhecer. O Brasil é considerado um país de dimensões continentais. Em cada região, por todo o extenso território nacional, há novos cenários, culturas e agradáveis surpresas para descobrir. No entanto, o que cada uma delas têm em comum, sem dúvida, são as paisagens deslumbrantes.
Anúncios
Assim, seja nas praias paradisíacas, chapadas, cidades históricas, grandes centros urbanos, monumentos, vales ou grutas, algo é unânime: as belezas estão presentes em todos o cantos do nosso território nacional. Neste artigo, vamos mencionar alguns dos inúmeros lugares para conhecer no Brasil, vejamos:
1 – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – Lugares para conhecer no Brasil.
2- Cataratas de Foz do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu é um conjunto de cerca de 275 quedas de água no rio Iguaçu (na Bacia hidrográfica do rio Paraná), localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina, na fronteira entre os dois países. A área total de ambos os parques nacionais corresponde a 250 mil hectares de floresta subtropical e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.
O parque nacional argentino foi criado em 1934, enquanto o parque brasileiro foi inaugurado em 1939. Ambas as áreas de proteção com o propósito de administrar e preservar o manancial de água que representa essa catarata e o conjunto do meio ambiente ao seu redor. Os parques tanto brasileiro como argentino passaram a ser considerados Patrimônio da Humanidade em 1984 e 1986, respectivamente. Desde 2002, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos sítios geológicos brasileiros.
Anúncios
3 – Fernando de Noronha
Próximo à ilha existe a possibilidade de se fazer um mergulho avançado e visitar a Corveta Ipiranga, que repousa a 62 metros de profundidade, depois de ser afundada naquele ponto intencionalmente, após um acidente de navegação.
4 – Parque Nacional do Jalapão – Lugares para conhecer no Brasil.
O parque estadual do Jalapão é dos melhores lugares para conhecer no Brasil, sendo uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região leste do estado do Tocantins. O território do parque, com uma área de 158 970,95 ha, está distribuído pelos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins. Criado em 12 de janeiro de 2001, Jalapão é o maior parque estadual do Tocantins. A vegetação no parque é predominantemente a de cerrado ralo e a de campo limpo com veredas.
Sua posição estratégica possui continuidade com a área de proteção ambiental do Jalapão, a estação ecológica Serra Geral do Tocantins e o parque nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.
A região é considerada a principal atração turística do estado do Tocantins, sendo que em 2008 foi gravado um reality show da Rede CBS na região chamado Survivor: Tocantins. Em 2017, serviu de cenário para diversas cenas da novela O Outro Lado do Paraíso da Rede Globo. Uma de suas características é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais e tem sido alvo de estudos e ações para garantir seu uso sustentável, ecológica e economicamente.
5 – Ilha Bela
Ilhabela é um dos únicos municípios–arquipélagos marinhos brasileiros e é localizado no litoral norte do estado de São Paulo, microrregião de São Sebastião.
A população aferida pelo IBGE no Censo de 2010 era de 28 196 habitantes, e a área é de 346,389 km², resultando numa densidade demográfica de 81,4 hab/km². A população estimada pelo IBGE para 1 de julho 2019 era de 34 970 habitantes, resultando numa densidade estimada de 100,96 hab/km². O município é formado pela sede e pelos distritos de Cambaquara e Paranabi.
O arquipélago é composto por 19 ilhas, ilhotes e lajes.
Possui uma das mais acidentadas paisagens da região costeira brasileira, com todas as características de relevo jovem. Com o aspecto geral de um conjunto montanhoso – formado pelo Maciço de São Sebastião e Maciço da Serraria, além da acidentada Península do Boi –, a Ilha de São Sebastião se destaca como um dos acidentes geográficos mais elevados e salientes do litoral paulista, tendo como pontos culminantes o Pico de São Sebastião, com 1379 metros de altitude; o Morro do Papagaio, com 1302 metros; e o Morro da Serraria, com 1285 metros.
Conclusão
A área do turismo no Brasil se caracteriza por oferecer tanto ao turista nacional brasileiro, quanto ao estrangeiro, uma enorme variedade e diversidade de opções para conhecer. Apresentamos neste artigo diversas paisagens naturais, além dessas existem diversas outras opções com turismo cultural, gastronômico, dentre vários outros.