10 Alimentos que Fortalecem os Dentes

Veja quais são os alimentos presentes na sua geladeira que podem te ajudar a ter dentes mais saudáveis. Confira!

Anúncios

Muitas pessoas buscam ter uma dieta equilibrada, especialmente para poder manter os dentes fortes e saudáveis. Dessa forma, conhecer alimentos que fortalecem os dentes é essencial para ter uma saúde bucal equilibrada, com menor número de bactérias na boca.

Anúncios

Quem pensa que pode ter uma saúde bucal somente com tratamento dentário, está muito enganado! Isso porque, embora sejam muito importantes, existem alguns alimentos que fortalecem os dentes, e sua ingestão pode te ajudar a ter dentes mais bonitos e saudáveis.

Por isso, separamos 10 alimentos que ajudam no fortalecimento dos dentes, prevenindo cáries, tártaros e outros tipos de doenças na bucais. Se você gostou do assunto e deseja saber mais, continue lendo!

Quais são os alimentos que fortalecem os dentes?

Da mesma maneira que muitos alimentos podem contribuir para o aparecimento de cáries, outros alimentos podem fortalecer os dentes, inclusive os deixando mais brancos e fortes. Por isso, confira 10 alimentos que fortalecem os dentes:

1 – Chiclete sem açúcar

Primeiramente, podemos dizer que o chiclete não é exatamente um alimento, no entanto ele é importante, pois estimula a mastigação, além de aumentar o fluxo de saliva na boca, removendo partículas de alimentos e neutralizando os ácidos.

Neste sentido, o consumo de chiclete sem açúcar colabora para dentes mais bonitos e fortes, entretanto, é necessário que ele seja sem açúcar e que não haja um consumo excessivo, para não causar cáries.

Anúncios

2 – Peixes

Todo mundo sabe que consumir peixes é uma excelente opção para a saúde. Isso porque são boas fontes de cálcio, além de serem ricos em vitamina D, que atua diretamente na absorção do cálcio pelo corpo, especialmente nos dentes, o que favorece que eles sejam mais fortes e saudáveis.

Neste sentido, um dos melhores alimentos que fortalecem os dentes são os peixes, especialmente o salmão, por ser rico em ômega 3, um componente fundamental para a saliva. Além disso, é possível comer sardinha, que além de ser mais acessível, ainda é rico em ômega 3 da mesma maneira.

3 – Água

Essencial para prevenir problemas bucais, a ingestão de água, embora não seja efetivamente um alimento, pode nos ajudar a manter a saúde na totalidade. Em relação aos dentes, a água mantém a higiene bucal, auxiliando na remoção de restos de alimentos.

Além disso, a água colabora para a manutenção dos níveis de minerais, estimulando a salivação, deixando a nossa boca sempre hidratada. Por isso, beber água é um dos alimentos que fortalecem os dentes, especialmente por combater a presença de bactérias e combater o mau hálito.

4 – Laticínios

Laticínios é uma excelente maneira de consumir alimentos para fortalecer os dentes. Isso porque o leite, por exemplo, é rico em cálcio, fósforo, ácido lático, proteínas e outras vitaminas, que fortalecem os nossos dentes e ossos, deixando-os mais bonitos e fortes.

Por isso, o consumo de produtos lácteos é super recomendado para cuidar dos dentes, especialmente de queijos, iogurtes e outros derivados, que ajudam na proteção contra certas substâncias que possuem maior acidez, protegem os dentes de possível desgaste do esmalte que possuem.

5 – Brócolis

O brócolis é um dos alimentos que fortalecem os dentes, especialmente por conter ferro e cálcio que, quando estão juntos, formam uma barreira que protege o esmalte dos dentes. Além disso, esse cálcio ainda é responsável pela formação e manutenção óssea dos dentes.

6 – Castanha-do-Pará

A castanha-do-pará possui uma grande quantidade de nutrientes, essenciais para o organismo humano. Além disso, os óleos contidos na castanha ajudam a formar uma película protetora sobre os dentes, o que impede a fixação de bactérias na parede dentária.

7 – Chá verde

O chá verde é um alimento de baixo pH, ou seja, ele diminui as substâncias ácidas da boca. Dessa forma, ele evita o desgaste do esmalte dos dentes, pois contribui com o aumento da produção de saliva, ajudando na limpeza dos dentes e no equilíbrio do pH bucal.

Por outro lado, o seu consumo também ajuda na prevenção e combate do mau hábito, além de prevenir contra a periodontite, pois contém flúor, um mineral que previne o aparecimento de cáries.

8 – Gengibre

Um dos melhores alimentos que fortalecem os dentes, o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias, sendo também um dos alimentos que ajudam no combate ao mau hábito. Sendo assim, ele é responsável por equilibrar o funcionamento do aparelho digestivo. Por outro lado, suas propriedades também colaboram no combate a gengivite e outras inflamações bucais.

9 – Maçã

A maçã possui diversos benefícios para a saúde humana, especialmente por ser rica em vitaminas e nutrientes. Dessa forma, ela ajuda a manter os dentes limpos, pois a mastigação da maçã consegue “massagear” a gengiva, aumentando o fluxo de saliva, e evitando a formação da placa bacteriana.

10 – Tomate

Rico em vitamina C, o tomate é um dos alimentos que fortalecem os dentes, pois ajuda a reduzir a presença de bactérias na boca, aumentando a proteção dos dentes e contribuindo com a saúde bucal. Dessa forma, se deseja manter seu sorriso sempre saudável, tenha em mente que comer tomate é uma excelente opção!

Leia mais: Descubra 7 tratamentos para clarear os dentes

Compartilhar:

foto do autor

Bruno de Lima

Formado em marketing e publicidade, atua como redator, contando com suas habilidades para entregar conteúdos de valores e que venham agregar na sociedade.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para manutenção automotiva

Aplicativos para manutenção automotiva

Anúncios Os aplicativos para manutenção automotiva são aquela mão na roda de quem precisa cuidar do automóvel e não sabe por onde começar. Isso porque facilitam a vida dos condutores e proprietários de veículos ...
Continue lendo →
Aplicativos de localizador de carro

Aplicativos de localizador de carro

Anúncios Com os aplicativos de localizador de carro você nunca mais vai precisar passar sufoco quando não souber onde está o seu veículo. Seja porque sofreu um roubo ou porque esqueceu onde estacionou em ...
Continue lendo →
Tricô

Tricô e bordado: aprenda tudo com estes apps!

Anúncios Estas deliciosas técnicas de criar tecidos a partir de fios entrelaçados podem ser verdadeiras terapias! Além de criar cachecóis, suéteres, mantas e meias, também é possível fazer bonecos e outros objetos totalmente personalizados. ...
Continue lendo →

Carregando…

0