Connect with us

Dicas da Rico

O que é alinhador dentário transparente e como funciona o tratamento

Veja neste artigo as principais informações sobre alinhador dentário transparente para quem precisa corrigir a posição dos dentes, mas deseja uma estética melhor dos que os tradicionais aparelhos ortodônticos.

Published

on

PUBLICIDADE

Para quem precisa de correção no alinhamento dos dentes, mas não tem tempo de usar aparelho ortodôntico devido ao tempo de manutenção necessário, pode recorrer ao tratamento alinhador dentário.

O alinhador dentário tem sido muito procurado desde quando surgiu devido a boa estética que ele proporciona, isto é, ele é totalmente transparente sendo imperceptível aos olhos, diferentemente dos tradicionais aparelhos dentários que ficam à mostra o tempo todo quando se fala ou sorri.

Para quem tem curiosidade em saber melhor como funciona o tratamento alinhador dentário, elaboramos este artigo com as principais informações de preço, procedimento e manutenção. Continue lendo para saber mais!

Como funciona o alinhador dentário transparente?

Os alinhadores possuem uma certa elasticidade e resistência. Ao ser colocado, o acessório vai “tentar” voltar à sua posição normal. Isso gera uma força leve e contínua, capaz de “levar” (aos poucos, claro) os dentes para a posição correta.

O princípio é o mesmo dos aparelhos “convencionais”, e o alinhador transparente consegue corrigir muitos dos problemas que o de metal –como má-oclusão (desalinhamento entre os dentes de cima e de baixo), dentes tortos, encavalados, com muito espaço entre eles ou imperfeições no alinhamento, mas não todos.

PUBLICIDADE

Principais benefícios

Um dos benefícios é a estética visual, mas há outras vantagens como: a facilidade de remoção para comer e a praticidade para higienização (escovação e uso do fio dental). Por serem removíveis os alinhadores é um tratamento que pode demorar mais tempo que os tratamentos feitos com o uso do aparelho convencional em alguns casos, mas em outros o resultado é rapidamente percebido. Mas outro benefício dos quais os pacientes amam é a possibilidade de não sentir dor durante os momentos de ajustes mensais.

Invisalign x ClearCorrect

Existem duas marcas principais de alinhador dental transparente: a Invisalign e a ClearCorrect. Enquanto os alinhadores da Invisalign são feitos de um material termoplástico próprio chamado SmartTrack, as placas da ClearCorrect são feitas de resina de poliuretano.

As duas marcas oferecem resultados semelhantes e dentro da mesma janela de tempo, que varia de pelo menos 4 a 6 meses até 12 a 18 meses no máximo.

O alinhador da Invisalign pode ser mais indicado para alguns casos, e o alinhador da ClearCorrect pode ser mais indicado para outros, ficando a cargo do dentista determinar o melhor tipo de tratamento para cada pessoa.

Como é o pós-tratamento?

Após o uso de todos os alinhadores programados pelo profissional, chega a hora mais esperada pelo paciente: o fim do tratamento. No caso do uso do alinhador transparente, o paciente consegue acompanhar a mudança da arcada dentária, já que a placa é retirada constantemente. Mesmo assim, ver o resultado permanente é gratificante.

Como os dentes podem voltar a rotacionar — e isso acontece com qualquer tratamento ortodôntico, independentemente do tipo de aparelho utilizado — o profissional insere uma contenção fixa, um ferrinho que fica localizado atrás dos dentes inferiores.

Os pacientes também podem receber uma placa para usar durante a noite, que além de frear essas mudanças, ajudam no controle do bruxismo.

PUBLICIDADE
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS POPULARES

Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Descubra quais são os carros mais econômicos do Brasil