Connect with us

Aplicativos

Carteira digital de trânsito: saiba como fazer a sua

Entenda como funciona a nova carteira digital de trânsito.

Published

on

PUBLICIDADE

Quem nunca saiu de carro e esqueceu a carteira de motorista em casa, não é mesmo? Agora esse problema acabou, pois já está valendo a Carteira Digital de Trânsito (CDT) que tem a mesma validade do papel e fica sempre disponível no celular por meio de aplicativo para smartphones.

Além da CNH, o app também inclui o licenciamento (CRLV) do veículo. Neste artigo, abordaremos todas as informações sobre o documento, as principais vantagens, e como fazer o cadastramento e download no seu celular. Continue lendo para saber mais!

PUBLICIDADE

Como funciona a Carteira Digital de Trânsito?

O CDT é um aplicativo que carrega versões digitais da CNH e do CRLV com o mesmo valor jurídico dos documentos impressos. Uma vez configurado, o aplicativo pode ser usado como meio de identificação pessoal e do veículo caso um agente de trânsito solicite.

Não é preciso carregar o documento impresso juntamente com o virtual — apenas o app é suficiente. O download do software é grátis e não é preciso pagar nada ou se dirigir a um ponto de atendimento físico para validar a documentação. O processo é todo realizado pelo smartphone.

PUBLICIDADE

O documento tem o mesmo valor jurídico das respectivas versões impressas

A autenticidade, confiabilidade e integridade da CNH e CRLV digitais podem ser verificadas sem necessidade de acesso à internet, com o uso do aplicativo Vio. A verificação por meio de qualquer outro aplicativo, que não tenha sido desenvolvido pelo Serpro ou encomendado pelo Denatran, não garante a integridade dos dados contidos na CDT.

Caso os dados lidos pelo QR Code sejam diferentes das informações exibidas na CNH ou CRLV (digital ou impressa), trata-se de uma possível falsificação. As cópias impressas da CNH Digital e CRLV Digital, mesmo com a assinatura digital do Detran, têm apenas o valor de cópia autenticada e, portanto, não substituem a CNH e CRLV impressas.

Quais as vantagens da Carteira Digital de Trânsito?

Esqueceu a carteira de motorista em casa? Está tudo bem.

Você só precisa estar com seu celular. Mas precisa ter feito a lição de casa: baixar a Carteira Nacional de Habilitação antes de sair de casa e se certificar de que o celular esteja carregado, evidentemente. A versão digital do documento será aceita mesmo que você seja parado em uma blitz.

Também podem ficar em casa os documentos de seus veículos

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode ser deixado em casa se você tem a CDT no celular e já baixou o documento.

PUBLICIDADE

Você pode imprimir cópias do CRLV em sua impressora

As cópias impressas em casa têm a mesma validade do documento oficial.

Não faz mal que não tenha internet no lugar aonde você vai

Mesmo sem rede disponível, a carteira e o CRLV estarão disponíveis no seu celular – desde que já os tenha baixado antes, conforme explicamos nos itens acima.

A CNH pode servir como documento de identidade

Vale a pena poder deixar o documento de identidade em casa também, e isso pode ser possível em alguns lugares, inclusive oficiais. “A CNH Digital constitui a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação e possui o mesmo valor jurídico do documento impresso”, diz a portaria nº 1.657, publicada em 27 de dezembro de 2018 no Diário Oficial da União. De toda forma, como é novidade, talvez seja bom conferir a validade com a autoridade local. Mas, nas blitz de trânsito a CNH será reconhecida, quanto a isso não há dúvida.

Dá para gerenciar as multas pela CDT

Vai que você comete uma infração de trânsito. Nesse caso, se tiver a CDT, você receberá a notificação da infração digitalmente. Vai ser mais prático conferir se a ocorrência está correta. Para usufruir dessa vantagem, é necessário que o órgão fiscalizador (que registrou a infração) já tenha aderido ao Sistema de Notificações Eletrônicas (SNE).

Possibilidade de receber até 40% de desconto no pagamento de multas

São necessárias três condições para receber desconto de 40%: o órgão autuador ter SNE (confira link no item anterior); não querer recorrer da autuação; fazer o pagamento dentro do prazo.

PUBLICIDADE

Como obter a Carteira Digital de Trânsito?

  1. Fazer o cadastro no site da Secretaria Nacional de Trânsito. Clique aqui e acesse.
  2. Instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu celular. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS.
  3. Cadastrar seus dados pessoais no aplicativo.

Veja a seguir as etapas para se cadastrar no aplicativo:

  • Preencha CPF e a senha cadastrada no site do Senatran;
  • Valide os dados cadastrais. O interessado poderá escolher validar os dados no aplicativo, no site do Senatran com certificado digital, ou na unidade de atendimento do Detran-MG;
  • Para validar os dados no aplicativo, informe o CEP do endereço do condutor, cadastrado no Detran-MG;
  • Faça a leitura do QR Code de sua CNH;
  • Faça a leitura facial, seguindo as instruções descritas no aplicativo;
  • Insira o número do telefone celular e clique em “concluir”. A CNH-e será exibida.
  • Visualizar e conferir os documentos adicionados no aplicativo.

Principais dúvidas

A CNH digital é segura?

Sim. A CNH digital possui um QR Code e código de segurança para garantir autenticidade, além de empregar assinatura digital com certificado do Detran, o que dá validade jurídica.

É possível ter acesso à CNH digital mesmo offline?

Sim. Após completar a ativação do cadastro e baixar sua CNH digital, é possível ter acesso ao documento mesmo offline, basta inserir a senha de quatro dígitos cadastrada.

PUBLICIDADE

Em quais locais do país a CNH digital é válida?

A CNH digital é válida em todo o território brasileiro. A Carteira Digital de Trânsito deve ser aceita como documento oficial conforme Portaria do Denatran nº 184 de 17 de agosto de 2017 e Resolução do Contran nº 684 de 25 de julho de 2017. E a Resolução nº 720, de 07 de dezembro de 2017 que institui o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico.

O que fazer caso meu smartphone for roubado?

O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito é protegido por uma chave de acesso e seus dados estão criptografados, mas também é possível desconectar o dispositivo no Portal de Serviços do DENATRAN. Assim, o aplicativo e os documentos serão removidos do smartphone.

Podem acontecer erros na hora de pedir a nova carteira digital?

Sim. O mais comum é que seus dados estejam desatualizados no DETRAN. Em especial, o CEP. Neste caso, o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito irá alertar sobre o erro. Então, procure o atendimento do DETRAN.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS POPULARES

Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Descubra quais são os carros mais econômicos do Brasil