Carteira digital de trânsito: saiba como fazer a sua

Entenda como funciona a nova carteira digital de trânsito.

Anúncios

Quem nunca saiu de carro e esqueceu a carteira de motorista em casa, não é mesmo? Agora esse problema acabou, pois já está valendo a Carteira Digital de Trânsito (CDT) que tem a mesma validade do papel e fica sempre disponível no celular por meio de aplicativo para smartphones.

Anúncios

Além da CNH, o app também inclui o licenciamento (CRLV) do veículo. Neste artigo, abordaremos todas as informações sobre o documento, as principais vantagens, e como fazer o cadastramento e download no seu celular. Continue lendo para saber mais!

Como funciona a Carteira Digital de Trânsito?

O CDT é um aplicativo que carrega versões digitais da CNH e do CRLV com o mesmo valor jurídico dos documentos impressos. Uma vez configurado, o aplicativo pode ser usado como meio de identificação pessoal e do veículo caso um agente de trânsito solicite.

Não é preciso carregar o documento impresso juntamente com o virtual — apenas o app é suficiente. O download do software é grátis e não é preciso pagar nada ou se dirigir a um ponto de atendimento físico para validar a documentação. O processo é todo realizado pelo smartphone.

O documento tem o mesmo valor jurídico das respectivas versões impressas

A autenticidade, confiabilidade e integridade da CNH e CRLV digitais podem ser verificadas sem necessidade de acesso à internet, com o uso do aplicativo Vio. A verificação por meio de qualquer outro aplicativo, que não tenha sido desenvolvido pelo Serpro ou encomendado pelo Denatran, não garante a integridade dos dados contidos na CDT.

Caso os dados lidos pelo QR Code sejam diferentes das informações exibidas na CNH ou CRLV (digital ou impressa), trata-se de uma possível falsificação. As cópias impressas da CNH Digital e CRLV Digital, mesmo com a assinatura digital do Detran, têm apenas o valor de cópia autenticada e, portanto, não substituem a CNH e CRLV impressas.

Anúncios

Quais as vantagens da Carteira Digital de Trânsito?

Esqueceu a carteira de motorista em casa? Está tudo bem.

Você só precisa estar com seu celular. Mas precisa ter feito a lição de casa: baixar a Carteira Nacional de Habilitação antes de sair de casa e se certificar de que o celular esteja carregado, evidentemente. A versão digital do documento será aceita mesmo que você seja parado em uma blitz.

Também podem ficar em casa os documentos de seus veículos

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode ser deixado em casa se você tem a CDT no celular e já baixou o documento.

Você pode imprimir cópias do CRLV em sua impressora

As cópias impressas em casa têm a mesma validade do documento oficial.

Não faz mal que não tenha internet no lugar aonde você vai

Mesmo sem rede disponível, a carteira e o CRLV estarão disponíveis no seu celular – desde que já os tenha baixado antes, conforme explicamos nos itens acima.

A CNH pode servir como documento de identidade

Vale a pena poder deixar o documento de identidade em casa também, e isso pode ser possível em alguns lugares, inclusive oficiais. “A CNH Digital constitui a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação e possui o mesmo valor jurídico do documento impresso”, diz a portaria nº 1.657, publicada em 27 de dezembro de 2018 no Diário Oficial da União. De toda forma, como é novidade, talvez seja bom conferir a validade com a autoridade local. Mas, nas blitz de trânsito a CNH será reconhecida, quanto a isso não há dúvida.

Dá para gerenciar as multas pela CDT

Vai que você comete uma infração de trânsito. Nesse caso, se tiver a CDT, você receberá a notificação da infração digitalmente. Vai ser mais prático conferir se a ocorrência está correta. Para usufruir dessa vantagem, é necessário que o órgão fiscalizador (que registrou a infração) já tenha aderido ao Sistema de Notificações Eletrônicas (SNE).

Possibilidade de receber até 40% de desconto no pagamento de multas

São necessárias três condições para receber desconto de 40%: o órgão autuador ter SNE (confira link no item anterior); não querer recorrer da autuação; fazer o pagamento dentro do prazo.

Como obter a Carteira Digital de Trânsito?

  1. Fazer o cadastro no site da Secretaria Nacional de Trânsito. Clique aqui e acesse.
  2. Instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu celular. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS.
  3. Cadastrar seus dados pessoais no aplicativo.

Veja a seguir as etapas para se cadastrar no aplicativo:

  • Preencha CPF e a senha cadastrada no site do Senatran;
  • Valide os dados cadastrais. O interessado poderá escolher validar os dados no aplicativo, no site do Senatran com certificado digital, ou na unidade de atendimento do Detran-MG;
  • Para validar os dados no aplicativo, informe o CEP do endereço do condutor, cadastrado no Detran-MG;
  • Faça a leitura do QR Code de sua CNH;
  • Faça a leitura facial, seguindo as instruções descritas no aplicativo;
  • Insira o número do telefone celular e clique em “concluir”. A CNH-e será exibida.
  • Visualizar e conferir os documentos adicionados no aplicativo.

Principais dúvidas

A CNH digital é segura?

Sim. A CNH digital possui um QR Code e código de segurança para garantir autenticidade, além de empregar assinatura digital com certificado do Detran, o que dá validade jurídica.

É possível ter acesso à CNH digital mesmo offline?

Sim. Após completar a ativação do cadastro e baixar sua CNH digital, é possível ter acesso ao documento mesmo offline, basta inserir a senha de quatro dígitos cadastrada.

Em quais locais do país a CNH digital é válida?

A CNH digital é válida em todo o território brasileiro. A Carteira Digital de Trânsito deve ser aceita como documento oficial conforme Portaria do Denatran nº 184 de 17 de agosto de 2017 e Resolução do Contran nº 684 de 25 de julho de 2017. E a Resolução nº 720, de 07 de dezembro de 2017 que institui o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico.

O que fazer caso meu smartphone for roubado?

O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito é protegido por uma chave de acesso e seus dados estão criptografados, mas também é possível desconectar o dispositivo no Portal de Serviços do DENATRAN. Assim, o aplicativo e os documentos serão removidos do smartphone.

Podem acontecer erros na hora de pedir a nova carteira digital?

Sim. O mais comum é que seus dados estejam desatualizados no DETRAN. Em especial, o CEP. Neste caso, o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito irá alertar sobre o erro. Então, procure o atendimento do DETRAN.

Compartilhar:

foto do autor

Carlos Gestor

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para manutenção automotiva

Aplicativos para manutenção automotiva

Anúncios Os aplicativos para manutenção automotiva são aquela mão na roda de quem precisa cuidar do automóvel e não sabe por onde começar. Isso porque facilitam a vida dos condutores e proprietários de veículos ...
Continue lendo →
Aplicativos de localizador de carro

Aplicativos de localizador de carro

Anúncios Com os aplicativos de localizador de carro você nunca mais vai precisar passar sufoco quando não souber onde está o seu veículo. Seja porque sofreu um roubo ou porque esqueceu onde estacionou em ...
Continue lendo →
Tricô

Tricô e bordado: aprenda tudo com estes apps!

Anúncios Estas deliciosas técnicas de criar tecidos a partir de fios entrelaçados podem ser verdadeiras terapias! Além de criar cachecóis, suéteres, mantas e meias, também é possível fazer bonecos e outros objetos totalmente personalizados. ...
Continue lendo →

Carregando…

0