Finanças
Colocar CPF na nota ajuda ou atrapalha a subir o score de crédito?
Ao fazer compras e colocar o CPF na nota é possível aumentar o score de proteção ao crédito? Saiba o que auxilia no aumento.
O score de crédito é um score muito importante utilizado por órgãos de proteção ao crédito como Serasa, SPC e Boa Vista. Por meio dessa pontuação, os consumidores são avaliados em relação ao histórico de transações financeiras para medir o grau de confiança de cada consumidor em relação ao pagamento de suas contas.
Cidadãos com nomes sujos normalmente têm a pontuação mais baixa porque esses consumidores têm atrasos financeiros e, como resultado, suas pontuações de confiança serão baixas. As pontuações de pontuação variam de 0 a 1.000, sendo mais próximo de zero quanto maior o risco de inadimplência do consumidor e mais próximo de 1.000 quanto menor o risco de inadimplência.
Portanto, como o score é utilizado para mensurar o risco de cada consumidor pagar suas contas, o score é negociado pelos bancos e financeiras antes da emissão do crédito ao consumidor, seja cartão de crédito, financiamento ou outras modalidades de crédito.
Portanto, quanto maior a pontuação de crédito, mais fácil é para o consumidor obter a aprovação de crédito solicitada. O problema, no entanto, é que os consumidores muitas vezes procuram informações sobre como melhorar suas pontuações para solicitar crédito com sucesso.
Nesta mensagem, um mito bastante conhecido é a afirmação sobre o CPF de que, quando solicitado a adicionar CPF aos cupons fiscais, o consumidor obterá notas altas porque mostrará ao mercado que está no ramo financeiro.
Colocar o CPF na nota aumenta a pontuação?
Não! Colocar o CPF na nota não altera em nada para aumentar o score de crédito, pois os órgãos de proteção ao crédito não utilizam essa ferramenta para calcular o score.
Nesse caso, exigir que o CPF seja incluído na fatura no momento da compra não alterará sua pontuação de crédito. Isso porque o CPF na nota na verdade se trata de uma iniciativa dos governos estaduais para controlar a tributação fiscal do comércio, do ICMS e também combater a sonegação de impostos.
O que realmente importa na hora de aumentar o score de crédito é:
- Ter um cadastro positivo, ou seja ter um histórico de bom pagador;
- Pagar ou negocie as dívidas que te negativaram;
- Tenha compras parceladas (apesar de estranho é importante ter contas parceladas para que os órgãos identifique o seu comprometimento com o pagamento em dia das contas, mas nada de abusar, comprar tudo no crédito também se torna um problema);
- Sempre atualize seus dados nos órgãos de proteção ao crédito (quanto mais fácil te localizar e identificar suas movimentações, mais fácil para aumentar o score;
- Cuidado com a frequência em que pede crédito, afinal se ficar pedindo crédito exageradamente pode significar que você não está conseguindo controlar suas finanças e precisa de crédito para isso.
Leia também:
- Aplicativos organizadores de Contas Digitais e Cartões de Crédito
- Como fazer PIX usando Cartão de Crédito pelo PicPay
-
Cartão de Crédito2 meses ago
Novo cartão de crédito Mastercard Zero Anuidade da PAN
-
Aplicativos3 meses ago
Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital; como baixar
-
Cartão de Crédito2 meses ago
Saiba tudo sobre o Cartão de Crédito Nubank
-
Finanças2 meses ago
Cartão de Crédito e Conta Digital Banco Inter