Connect with us

Finanças

Colocar CPF na nota ajuda ou atrapalha a subir o score de crédito?

Ao fazer compras e colocar o CPF na nota é possível aumentar o score de proteção ao crédito? Saiba o que auxilia no aumento.

Published

on

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


O score de crédito é um score muito importante utilizado por órgãos de proteção ao crédito como Serasa, SPC e Boa Vista. Por meio dessa pontuação, os consumidores são avaliados em relação ao histórico de transações financeiras para medir o grau de confiança de cada consumidor em relação ao pagamento de suas contas.

Cidadãos com nomes sujos normalmente têm a pontuação mais baixa porque esses consumidores têm atrasos financeiros e, como resultado, suas pontuações de confiança serão baixas. As pontuações de pontuação variam de 0 a 1.000, sendo mais próximo de zero quanto maior o risco de inadimplência do consumidor e mais próximo de 1.000 quanto menor o risco de inadimplência.

Portanto, como o score é utilizado para mensurar o risco de cada consumidor pagar suas contas, o score é negociado pelos bancos e financeiras antes da emissão do crédito ao consumidor, seja cartão de crédito, financiamento ou outras modalidades de crédito.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Portanto, quanto maior a pontuação de crédito, mais fácil é para o consumidor obter a aprovação de crédito solicitada. O problema, no entanto, é que os consumidores muitas vezes procuram informações sobre como melhorar suas pontuações para solicitar crédito com sucesso.

Nesta mensagem, um mito bastante conhecido é a afirmação sobre o CPF de que, quando solicitado a adicionar CPF aos cupons fiscais, o consumidor obterá notas altas porque mostrará ao mercado que está no ramo financeiro.

Colocar o CPF na nota aumenta a pontuação?

Não! Colocar o CPF na nota não altera em nada para aumentar o score de crédito, pois os órgãos de proteção ao crédito não utilizam essa ferramenta para calcular o score.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Nesse caso, exigir que o CPF seja incluído na fatura no momento da compra não alterará sua pontuação de crédito. Isso porque o CPF na nota na verdade se trata de uma iniciativa dos governos estaduais para controlar a tributação fiscal do comércio, do ICMS e também combater a sonegação de impostos.

O que realmente importa na hora de aumentar o score de crédito é:

  • Ter um cadastro positivo, ou seja ter um histórico de bom pagador;
  • Pagar ou negocie as dívidas que te negativaram;
  • Tenha compras parceladas (apesar de estranho é importante ter contas parceladas para que os órgãos identifique o seu comprometimento com o pagamento em dia das contas, mas nada de abusar, comprar tudo no crédito também se torna um problema);
  • Sempre atualize seus dados nos órgãos de proteção ao crédito (quanto mais fácil te localizar e identificar suas movimentações, mais fácil para aumentar o score;
  • Cuidado com a frequência em que pede crédito, afinal se ficar pedindo crédito exageradamente pode significar que você não está conseguindo controlar suas finanças e precisa de crédito para isso.

Leia também:

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE



Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS POPULARES