Brasil Sorridente: Veja como conseguir implante dentário pelo SUS

Brasil Sorridente: Veja como conseguir implante dentário pelo SUS

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, oferece oportunidades às pessoas carentes de conseguir implantes dentários totalmente de graça pelo SUS.

Anúncios

Uma boca saudável proporciona uma melhor alimentação, facilidade para falar e também segurança para se relacionar com outras pessoas. Afinal, o sorriso é o nosso cartão de visita e ele deve receber todos os cuidados possíveis.

Anúncios

A questão é que, às vezes, o tratamento dentário pode ter um valor ligeiramente alto, o que dificulta que pessoas mais carentes possam fazer esse tipo de tratamento. Dessa forma, elas acabam optando pela extração dos dentes, pelo custo ser bem mais baixo. E como falamos a falta de dentes atinge a autoestima, afetando a qualidade de vida dos brasileiros mais pobres.

No entanto, hoje em dia, é possível conseguir implante dentário totalmente de graça pelo SUS. Por meio do Programa Brasil Sorridente o governo federal oferece a toda população carente a oportunidade de cuidar da saúde bucal, trazendo mais qualidade de vida aos brasileiros. Saiba mais sobre o programa e como se inscrever!

Por que os implantes dentários são importantes na vida das pessoas?

Conforme uma pesquisa realizada por estudantes de odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pessoas que recuperam os dentes melhoram sua qualidade de vida.

Isso porque, quando a boca está saudável, diversos problemas que atrapalham as rotinas diárias somem, ou seja, comer, dormir e até namorar passam a ser situações mais agradáveis.

Hoje, o Brasil é o país com o maior número de dentistas em todo o mundo. Até 2018, mais de 300 mil profissionais estavam cadastrados no Conselho Federal de Odontologia, segundo dados da entidade. Entretanto, isso não significa que os brasileiros possuam uma boa saúde bucal.

Anúncios

Inclusive, a situação é o oposto: uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde apontou que cerca de 55,6% dos brasileiros não se consultam com o dentista anualmente. Por isso, a saúde bucal não tem sido prioridade para a população.

A pesquisa também apontou que, entre as pessoas com 18 anos ou mais, 11% perderam todos os dentes. Neste sentido, entre os 41,5% dos brasileiros acima dos 60 anos, a situação é a mesma. 

Por isso, esses dados justificam a importância social de políticas públicas para o fornecimento de implante dentário, especialmente pelo SUS.

Como conseguir um implante dentário pelo SUS?

No passado, o acesso dos brasileiros a cuidados com a saúde bucal era bem limitado, embora hoje não seja muito diferente. Assim, ir ao dentista, por exemplo, era ainda mais difícil.

Dessa forma, a combinação desses dois fatores causaram muitos danos aos dentes dos brasileiros, fazendo com que a melhor opção fosse a extração de dentes oferecida pela rede pública.

Conheça o Projeto Brasil sorridente

Brasil Sorridente

Em 2003, visando mudar essa realidade, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Saúde Bucal. Intitulado Brasil Sorridente, ele realiza uma série de medidas que buscam resgatar o sorriso dos brasileiros.

Entre elas, o programa oferece ações de prevenção, como campanhas educativas em escolas, além de recuperação de dentes. Nessa parte, podemos contar com o implante dentário pelo SUS.

O Brasil Sorridente ampliou o acesso ao tratamento odontológico gratuito através dos serviços do SUS. Sendo assim, as ações e serviços do Brasil Sorridente atende cidadãos de todas as idades.

No programa, temos serviços ofertados em Unidades de Saúde Família, unidades móveis, postos de saúde, centros especializados e hospitais.

Quais são os serviços oferecidos pelo Brasil Sorridente?

O Brasil Sorridente oferece diversos serviços gratuitos, entre eles, pode-se citar:

  • Implante Dentário;
  • Extrações;
  • Limpezas;
  • Exames bucais para detecção de doenças;
  • Restaurações;
  • Aplicação de flúor;
  • Retirada de sisos;
  • Tratamento e extração de cáries;
  • Aparelho dental;
  • Biópsias;
  • Cirurgias.

Como ter acesso ao implante dentário pelo SUS?

Como o Brasil Sorridente é um programa pertencente ao SUS, qualquer pessoa que possua o cartão do sistema terá acesso ao implante dentário de forma gratuita. Entretanto, o programa preferiu cidadãos de baixa renda, principalmente usuários do Auxílio Brasil.

A princípio, para ser contemplado com o benefício do programa, é necessário acessar o site do Brasil Sorridente. Por lá, será possível verificar se a sua região já possui o serviço de implante dentário pelo SUS disponível. (Acesse aqui para ver o Programa Brasil Sorridente).

Dessa forma, caso a sua região já conte com a atuação do programa Brasil Sorridente, será possível solicitar o seu implante no posto de saúde local. Para isso, basta comparecer ao posto mais próximo portando o seu cartão do SUS.

Em seguida, no posto de saúde, será necessário fazer um cadastro para agendar suas primeiras consultas. Nesse sentido, as primeiras chamadas podem levar algum tempo, mas, esse é o tempo necessário para se preparar até fazer o seu implante.

Inclusive, vale ressaltar que o SUS cobre todos os atendimentos do Brasil Sorridente. Por isso, caso precise de outros serviços, como limpeza, por exemplo, também será possível agendar.

Desde a sua criação, o Brasil Sorridente já atendeu mais de 10 milhões de cidadãos, e recuperou diversos sorrisos, seja pela implante dentário ou por outros serviços.

Por fim, saiba que o programa é um direito de todo cidadão brasileiro, e que basta comparecer ao posto de saúde mais próximo para começar o seu tratamento. Não perca a oportunidade de transformar o seu sorriso!

Leia mais: Descubra 7 tratamentos para clarear os dentes

Compartilhar:

foto do autor

Bruno de Lima

Formado em marketing e publicidade, atua como redator, contando com suas habilidades para entregar conteúdos de valores e que venham agregar na sociedade.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para manutenção automotiva

Aplicativos para manutenção automotiva

Anúncios Os aplicativos para manutenção automotiva são aquela mão na roda de quem precisa cuidar do automóvel e não sabe por onde começar. Isso porque facilitam a vida dos condutores e proprietários de veículos ...
Continue lendo →
Aplicativos de localizador de carro

Aplicativos de localizador de carro

Anúncios Com os aplicativos de localizador de carro você nunca mais vai precisar passar sufoco quando não souber onde está o seu veículo. Seja porque sofreu um roubo ou porque esqueceu onde estacionou em ...
Continue lendo →
Tricô

Tricô e bordado: aprenda tudo com estes apps!

Anúncios Estas deliciosas técnicas de criar tecidos a partir de fios entrelaçados podem ser verdadeiras terapias! Além de criar cachecóis, suéteres, mantas e meias, também é possível fazer bonecos e outros objetos totalmente personalizados. ...
Continue lendo →