Geralmente, os brasileiros ficam com o nome sujo devido a alguma dívida que contraiu e, eventualmente, não pagou. Hoje, o atraso de poucos dias pode configurar a inadimplência, por isso, é essencial passar as contas em dia para não correr o risco de ser impedido de receber crédito no mercado.
Além disso, antes de “sujarem o nome” do cliente, as empresas entraram em contato de diversas formas. Assim, cartas, telefonemas, e-mails, SMS e diversas outras formas são usadas para avisar que o indivíduo ficará com o nome sujo caso não pague a dívida que possui.
Como saber se tenho o nome sujo?
Atualmente, para ter o seu CPF negativado, o período de inadimplência pode variar. Isso porque a regra para inserção de nomes nos órgãos de proteção ao crédito variam conforme o estado. Por exemplo, em São Paulo, o prazo é de 20 dias, mas, alguns estados têm um prazo menor, 10 dias.
Sendo assim, caso você não queira ter o seu nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito, pague suas contas atrasadas imediatamente! Por outro lado, se você já está com o número sujo e quer regularizar, ou não sabe como está a situação do seu CPF, confira 5 maneiras de descobrir se o seu nome está sujo:
1 – Site da Serasa
Criado em 1968, o Serasa é uma das instituições de crédito mais antigas do Brasil. Em suma, ela é responsável por analisar e garantir decisões de crédito para empresas e seus usuários. Geralmente, é a maneira mais fácil de saber se o seu nome está sujo, afinal, muitas pessoas logo pensam: “Meu nome está no Serasa”.
Hoje, o Serasa possui o seu próprio site, onde é possível conferir se existe alguma pendência no seu nome. Inclusive, o Serasa é famoso por ter um sistema de score, ou seja, um medidor que aponta se você está ou não apto a receber mais crédito no mercado.
Para isso, quanto mais você consumir crédito e pagar as suas contas em dia, mais perto da pontuação máxima você chegará. Assim, quanto maior a pontuação, maior será a sua aprovação em pedidos de cartões de crédito, por exemplo.
Além disso, o site da Serasa ainda disponibiliza um canal onde é possível negociar as suas dívidas em um ambiente seguro. Para isso, são ofertados diversos descontos e parcelamentos, ou seja, você poderá quitar sua dívida facilmente após descobrir que ela existe.
Sendo assim, acesse o site do Serasa e realize um pequeno cadastro. Depois, basta ver quais dívidas estão pendentes no seu CPF e quais negociações estão disponíveis para você. Hoje, ter o nome no Serasa é uma forma de impedir o crédito fácil para o seu CPF.
2 – Aplicativo da Serasa
Além do site, o Serasa também possui um aplicativo onde é possível conferir dívidas no seu CPF e negociá-las. Para isso, ele está disponível para Android e iOS. Hoje, o aplicativo informa como está a sua vida financeira, dando dicas para manter o seu score verde.
Por outro lado, o aplicativo possui funções bem semelhantes às do site, dando descontos e parcelamentos para quitação de dívidas. Assim, quando você quitar suas dívidas, o app mostrará a pontuação que será acrescida no seu score.
3 – Central de Atendimento da Serasa
Se você não puder consultar seu CPF pelo site ou app do Serasa, a instituição disponibilizou um telefone para consulta. Para isso, basta ligar para o número 0800 591 1222.
4 – Site do Boa Vista SCPC
Se você consultou seu CPF e não encontrou nenhuma dúvida, ele pode ser incluído no SCPC. No site, você poderá consultar a situação do seu CPF diante a Boa Vista SCPC, que inclui diversas dívidas em seu banco de dados. Hoje, ter o nome incluído no SCPC impede a contratação de diversos serviços.
Similar ao site do Serasa, você poderá consultar quais dívidas existem no seu CPF. Entretanto, o SCPC não oferece um ambiente de negociação, somente a dívida que existe em determinada empresa. Aliás, o SCPC também realiza consultas presenciais em suas unidades por todo o país, mas é necessário pagar uma pequena taxa.
5 – Aplicativo do SCPC
Além do site do Boa Vista SCPC, também é possível conferir a situação do seu CPF pelo aplicativo lançado pela instituição. No app, você irá conferir dívidas pendentes no seu CPF, a data de expiração, o nome da empresa e o contato para quitar a dívida.
Por fim, o aplicativo do SCPC está disponível para Android e iOS. Por isso, se você não sabe como está a situação do seu CPF, a melhor decisão é baixá-lo o quanto antes!
Leia mais: 5 melhores aplicativos para consultar a Tabela FIPE