Connect with us

Investimentos

Veja como começar a investir na bolsa em 5 passos

Confira o passo a passo para começar a investir na bolsa de valores.

Published

on

PUBLICIDADE

Se você pensa que para começar a investir, precisa de muito dinheiro, está redondamente enganado! Qualquer pessoa, independentemente do seu nível econômico, pode entrar no mercado financeiro.

Primeiro de tudo, é importante destacar que não existe valor mínimo para investir, o preço das ações variam de centavos a centenas. Neste artigo, vamos te mostrar os passos para começar a investir! Continue lendo para saber mais!

PUBLICIDADE

Como investir na Bolsa de Valores?

1 – Abra uma conta em uma corretora financeira

Primeiramente, para começar a investir na B3, a Bolsa de Valores brasileira, será escolher e abrir uma conta em uma corretora financeira. As mais conhecidas no Brasil são:

  • XP Investimentos
  • Rico
  • Warren
  • Guide
  • Easynvest
  • Clear
  • Nu Invest
  • BTG Pactual
  • Toro Investimentos

Importante: fuja dos bancões! Bancos tradicionais possuem abas de investimentos e também permitem que você comece a investir por lá, no entanto, as taxas de custódia e operação são superiores às cobradas pelas corretoras financeiras de fato, o que, com o decorrer do tempo, diminuirá seus lucros.

Além disso, as corretoras de valores são mais intuitivas e didáticas, prova disso é que no momento do cadastro você passa por um questionário financeiro que indica qual é o seu perfil de investidor e quais são os melhores papéis para ele, o que ajuda na hora de tomar decisões mais assertivas no início.

PUBLICIDADE

2 – Conheça suas opções: Renda Fixa, Ações, FIIs, ETFs

A Bolsa de Valores funciona como um mercado organizado para a negociação de valores mobiliários. Por meio dela, é possível comprar e vender diversos ativos financeiros.

Entre os principais ativos comercializados na bolsa estão as Ações, as Opções, os FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário), os ETFs (Exchange Traded Funds) e os títulos de Renda Fixa, como os CDBs (Certificados de Depósito Bancário).

Portanto, estude quais são comercializados pela B3 antes de começar a investir, seja criterioso e lembre-se: você é um iniciante e deve agir como tal.

Não tome decisões precipitadas, comece devagar e, gradualmente, vá aumentando o ritmo e o risco. O indicado é começar pelos investimentos menos voláteis, como os CDBs, FIIs e ETFs e, com o tempo, investir em ações individuais.

3 – Monte sua estratégia de investimento

Não existe uma fórmula pronta para quem quer aprender a investir em ações. Há, sim, diversas técnicas e estratégias que podem ser usadas pelos investidores com base nos objetivos de cada pessoa, mas elas não são garantia de sucesso.

Há duas estratégias muito conhecidas para investir: curto prazo e longo prazo.

No curto prazo, o investidor está disposto a correr mais riscos, pois é uma estratégia desafiadora em que busca-se retorno em alguns dias, semanas ou poucos meses. Neste caso, é preciso ter mais experiência no mercado para obter resultados promissores, além de estudar e estar sempre muito bem informado para encontrar ações com alta liquidez.

No longo prazo, é possível obter resultados mais seguros em um maior período de tempo, sempre de olho em diversificação e consistência nas aplicações. É considerado longo prazo janelas de anos e até décadas. O risco também existe nesta estratégia, mas tende a diminuir no longo prazo.

PUBLICIDADE

4 – Estude antes de investir: evite o efeito manada

Antes de aplicar o seu dinheiro em qualquer ação ou título recomendado por um familiar ou amigo próximo, estude – e muito – suas possibilidades, afinal, nem sempre o investimento indicado por um amigo será adequado ao seu perfil de investidor ou trará os resultados que você espera.

Pense assim: ao comprar uma ação, você está virando sócio dessa empresa e financiando o seu trabalho, portanto, deve enxergar potencial de crescimento nela e no setor investido e, sobretudo, concordar com os ideais, posicionamentos e estratégias de gestão da companhia.

Na hora de escolher, estude os fatores que contam positivamente na hora de comprar um ativo. Uma boa estratégia de pré-investimento consiste em:

  • analisar o crescimento da empresa nos últimos anos;
  • ler relatórios;
  • comparar gráficos;
  • acompanhar de perto a gestão do ativo atualmente; e assim por diante.

5 – Diversifique e monitore seus investimentos

Depois de cumpridos todos os primeiros passos, o investidor deve iniciar a última etapa que diz: diversifique e monitore seus investimentos. A diversificação é um tema muito importante e sempre dever ser revisado quando o tema é como começar a investir em ações.

Essa categoria de operação pode ajudar a garantir uma boa relação de risco e retorno da carteira. Isso porque investir em qualquer ativo implica em riscos.

Imagine, por exemplo, uma carteira composta apenas por ações da Petrobras e Vale. Embora sejam empresas consolidadas, o investidor ainda estará totalmente exposto às oscilações no preço do petróleo e do minério de ferro, por exemplo.

Além, óbvio, das decisões do governo, já que a Petrobras se trata de uma estatal. Existem ainda outras variáveis que não são tão fáceis de serem previstas.

PUBLICIDADE

Nesse sentido, a maneira mais eficiente de diluir os riscos é através da diversificação dos investimentos. Como diz o velho ditado: “Não coloque todos os ovos em única cesta”.

Quanto mais abrangente for uma carteira, menos ela estará sujeita a crises especificas do setor, preços de commodities, riscos da própria empresa, oscilações de câmbio, entre outras variáveis.

No entanto diversificar uma carteira, pode ser não ser uma tarefa fácil. Além de tempo e estudo, esse tipo de operação ainda exige maior aplicação de capital.

Os fundos de investimento e os ETFs (fundos de índice), podem ser uma opção para quem está pensando em como começar a investir com pouco dinheiro, pois garantem diversificação dentro de um portfólio gerido por um profissional especializado.

Veja também:

Veja quais são as 5 melhores agências de intercâmbio brasileiras

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS POPULARES

Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Descubra quais são os carros mais econômicos do Brasil