Como obter CPF digital – Veja como conseguir o documento online

Como obter CPF digital – Veja como conseguir o documento online

Está em dúvida sobre como obter CPF (Cadastro de Pessoa Física) digital? Então está no lugar certo! Ademais, neste post vamos dar todas as dicas e informações sobre como emitir este documento online. Portanto, seja pelo computador, pelo tablet ou pelo celular, saiba como emitir o CPF e tê-lo em mãos sempre que desejar, visto que é um documento muito visado.

Anúncios

Além disso, com o avanço da tecnologia, os órgãos públicos tiveram que se adequar a nova realidade. Pois hoje em dia é difícil encontrar quem sai de casa sem o celular ou quem não possui acesso à internet. Desse modo, obter o documento pela web é uma ótima forma de oferecê-lo às pessoas de forma mais rápida.

Anúncios

Ainda, desocupa as filas dos órgãos públicas com pessoas que vão em busca de ter acesso a eles. Desse modo, utilizar a internet para oferecer esses serviços economiza tempo e dinheiro, tanto dos cidadãos, quanto do governo. Portanto, veja a seguir como obter CPF digital de forma rápida e prática pela internet, seja a 1.ª ou a 2.ª via.

Como obter CPF digital – 1.ª via pela internet

Você pode ter acesso ao seu CPF digital, sendo a 1.ª ou a 2.ª via por meio do site da Receita Federal. Portanto, para isso, basta preencher alguns dados pessoais no formulário. Desse modo, o serviço é 100% online e totalmente gratuito. Ainda, está disponível para acesso 24 horas, diariamente. Portanto, emita o seu CPF quando e onde desejar por meio da internet.

O CPF não é mais emitido pela Receita Federal há mais de 10 anos, visto que pode ser acessado por meio de outros documentos, como RG e CNH. Desse modo, o site da Receita Federal irá apenas disponibilizar o comprovante do documento. Portanto, o cidadão pode acessar e imprimir ou salvar em PDF sempre que desejar.

Desse modo, acesse a página de inscrição de CPF da Receita Federal e insira no formulário todos os dados solicitados, como nome, título de eleitor, data de nascimento, nome da mãe, endereço, entre outras informações pessoais. Após, clique em enviar. Logo, você terá acesso à primeira via do seu CPF de forma simples e rápida.

Como emitir a 2.ª via do CPF pela internet

Há três maneiras para você conseguir acesso à emissão da 2.ª via do seu CPF. Sendo elas por meio do site da Receita Federal, outra pelo Portal e-CAC e também por meio do aplicativo. Desse modo, veja a seguir como emitir por cada uma das opções e realize da forma que achar mais rápido, fácil e conveniente, todas elas meios simples para obter.

Anúncios

1 – Emissão da 2.ª via do CPF por meio do site da Receita Federal

  • Para acessar a 2.ª via do seu CPF por meio do site da Receita Federal, é importante saber o número do seu CPF, o seu nome completo, o nome completo da sua mão e o número do seu título de eleitor;
  • desse modo, acesse o site da Receita Federal, na página de Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF;
  • após, insira todos os dados solicitados e clique em “enviar”.

Desse modo, você terá acesso ao seu CPF de forma fácil e rápida por meio do site da Receita Federal. Ademais, é uma boa escolha para quem não declarou o imposto de renda nos últimos dois anos.

2 – Emissão da 2.ª via do CPF por meio do site do Portal e – CAC

Se você realizou a declaração de imposto de renda nos últimos dois anos, poderá realizar a emissão da 2.ª via do seu CPF por meio do Portal e-CAC. Desse modo, realize o passo a passo a seguir:

  • O primeiro passo é acessar o site do e-CAC na sessão de autenticação;
  • após, para realizar o login, insira o seu CPF ou o CNPJ, o código de acesso e a sua senha;
  • caso prefira, você pode realizar o acesso por meio dos seus dados do Gov.br.

Portanto, terá em mãos a 2.ª via do seu CPF em poucos passos no Portal e-CAC.

Leia mais: Como bloquear chamadas de call center e chamadas de cobrança.

3 – Emissão da 2.ª via do CPF por meio do Aplicativo

Prefere acessar o seu CPF por meio do aplicativo? A Receita Federal oferece a todos um app que pode ser baixado de forma gratuita e que disponibiliza uma cópia do CPF. Realize o passo a passo a seguir:

  • Acesse a App Store ou a Play Store e efetue o download do app “Pessoa Física”;
  • após, aguarde até a instalação completa. Em seguida acesse informando as suas informações pessoais, como o número do seu CPF e a sua data de nascimento e clique em próximo;
  • após permita que o app acesse a sua câmera e realize os movimentos como de piscar e sorrir solicitados e envie uma selfie.

 

Compartilhar:

foto do autor

Bruno de Lima

Formado em marketing e publicidade, atua como redator, contando com suas habilidades para entregar conteúdos de valores e que venham agregar na sociedade.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para manutenção automotiva

Aplicativos para manutenção automotiva

Anúncios Os aplicativos para manutenção automotiva são aquela mão na roda de quem precisa cuidar do automóvel e não sabe por onde começar. Isso porque facilitam a vida dos condutores e proprietários de veículos ...
Continue lendo →
Aplicativos de localizador de carro

Aplicativos de localizador de carro

Anúncios Com os aplicativos de localizador de carro você nunca mais vai precisar passar sufoco quando não souber onde está o seu veículo. Seja porque sofreu um roubo ou porque esqueceu onde estacionou em ...
Continue lendo →
Tricô

Tricô e bordado: aprenda tudo com estes apps!

Anúncios Estas deliciosas técnicas de criar tecidos a partir de fios entrelaçados podem ser verdadeiras terapias! Além de criar cachecóis, suéteres, mantas e meias, também é possível fazer bonecos e outros objetos totalmente personalizados. ...
Continue lendo →