Connect with us

Dicas da Rico

Lentes de contato: onde comprar e quanto custam

As lentes de contato são ótimas alternativas para quem possui problemas de visão, mas não gostam de usar óculos ou realizam atividades que usar lentes é mais prático. Alguns problemas que podem ser corrigidos com as lentes de contato são a miopia, o astigmatismo, a hipermetropia, e a presbiopia. Ainda, às vezes utilizar a lente pode ser a melhor opção em alguns tratamentos, como o ceratocone.

Published

on

PUBLICIDADE

Hoje em dia, o uso da lente de contato é comum entre as pessoas. Ademais, muitos optam pela lente devido à estética, enquanto outros precisam de maior liberdade de movimentos, que o óculos não proporciona, como ao realizar atividades físicas. Inicialmente, a lente de contato foi criada visando proteger os olhos, e não para oferecer correções para problemas de visão.

As primeiras lentes possuíam material rígido, o que não deixava o uso confortável. Após anos de estudo e evolução na tecnologia de fabricá-las, hoje em dia é possível ter acesso a lentes de contato com materiais que não oferecem desconforto aos olhos. Ainda, novos tipos de lentes foram criados, com preços diferentes e para auxiliar na correção de diversos problemas de visão.

Quais são os tipos de lente de contato?

São diversos tipos de lente de contato que funcionam para corrigir diferentes problemas de visão. Desse modo, irá depender da receita médica específica e do quadro oftalmológico que a pessoa possui. Ademais, os detalhes em uma receita de lente de contato são altos. Desse modo, o médico poderá indicar aos pacientes o uso das seguintes lentes

  • Rígidas;
  • Gelatinosas;
  • Descartáveis;
  • Tóricas;
  • Coloridas.

Lentes Rígidas 

As lentes rígidas foram criadas em torno de 1930. Apesar de a cada dia ser melhorada, o conforto inda não é igual ao das lentes gelatinosas. No entanto, quando se compara as lentes rígidas atuais com as primeiras lentes criadas, é possível notar que hoje as lentes são criadas para possuírem maior resistência às bactérias, para possuir maior durabilidade. No entanto, para conseguir se acostumar a elas é necessário um maior período de tempo. As lentes rígidas são indicadas para pessoas que possuam alto grau de miopia, astigmatismo ou hipermetropia.

Lentes Gelatinosas 

As lentes gelatinosas são mais confortáveis e estão entre as melhores opções no mercado neste quesito. Ademais, é um tipo de lente que possui alta demanda. As lentes gelatinosas também são conhecidas como lentes de hidrogel ou hidrofílicas e possuem uma grande quantidade de água em sua composição. Desse modo, ao usá-las, a pessoa passa a receber maior hidratação nos olhos e possui acesso à alta oxigenação da córnea. As lentes gelatinosas são indicadas para pessoas que possuem miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Porém, caso o grau seja elevado, é mais indicado o uso das lentes rígidas.

Lentes Descartáveis 

Bom, assim como o nome já diz, as lentes descartáveis são para usar e serem descartadas. Elas também são conhecidas pelos nomes one day ou lentes diárias. Com elas você irá garantir praticidade e conforto, visto que não é necessário possuir tantos cuidados com a higiene e se preocupar com estojos, soros, líquidos de limpeza, etc.

Logo, elas são opções que diminuem os riscos de infecções e alergias oculares. As lentes descartáveis são indicadas para quem possui miopia, astigmatismo ou hipermetropia e podem ser usadas por todo o dia e descartadas de noite. Há quem utilize essas lentes por mais de uma vez, no entanto, isso não é indicado e representa risco à saúde ocular.

Lentes Tóricas 

As lentes tóricas são menos comuns de ouvir falar. No entanto, é possível encontrá-las para comprar tanto como lente gelatinosa quanto rígida. O que a caracteriza e torna um grande diferencial deste tipo de lente é o formato, visto que ela possui a capacidade de se encaixar melhor nos olhos.

Logo, é ótima para quem busca maior nitidez de visão. Ainda, é indicada para que possui um tipo especial de astigmatismo, visto que ela consegue realizar a correção da visão tanto para perto quanto para longe.

Lentes Coloridas 

As lentes coloridas são ótimas opções não somente para quem deseja corrigir a visão, mas especialmente para as pessoas que buscam cores diferentes nos olhos. Logo, ela é comprada mais para fins estéticos. São lentes gelatinosas que possuem coloração em diversos tons, como cinza, vermelho, azul, verde, castanho, entre outros.

Ademais, é bastante encontrada também sendo vendidas em lojas online, porém comprá-las não é recomendado pelos médicos. Pois o pigmento utilizado para dar cor à lente, é prejudicial aos olhos. Ademais, este pigmento, como fica em contato direto com os nossos olhos, pode acabar sendo reconhecido como um corpo estranho, e comprometer a saúde ocular.

Onde comprar e quanto custa

É possível encontrar as lentes de contato tanto em lojas físicas quanto em sites. Veja algumas opções de lojas online para comprar e os valores aproximados.

Leia mais: 8 dicas para ter dentes sempre saudáveis

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS POPULARES

Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Descubra quais são os carros mais econômicos do Brasil