Saiba como funciona um seguro de celular

Saiba como funciona um seguro de celular

Veja quais são as reais vantagens de se contratar um segura para smartphone.

Anúncios

Os celulares estão entre os itens, são os mais visados ​​por ladrões em roubos e furtos em todo o país, e portanto, cada vez mais um seguro de celular é importante.

Anúncios

Na hora de comprar um smartphone de última geração, muitas pessoas ficam com medo de perdê-los nessa situação, e de olho nisso, as próprias lojas ou operadoras de telefonia agora oferecem seguro de celular.

Mas será que vale a pena mesmo ter um seguro de celular? Se está pensando em adquirir um para o seu smartphone, aqui encontrará tudo o que precisa saber.

Como funciona o seguro de celular?

Assim como os demais itens, o seguro do celular é segurado com base no valor do aparelho. A franquia média é de 25% do valor do smartphone e só é cobrada em caso de furto ou furto.

Além disso, você terá que pagar uma taxa mensal que varia de acordo com o preço do seu telefone.  Ao assinar um contrato com uma seguradora ou operadora de celular, você terá várias opções de coberturas e seus respectivos requisitos. E como proceder se o aparelho for furtado?

Inicialmente, você deve falar com sua operadora imediatamente e pedir para bloquear a linha antes de ligar para sua seguradora. Dessa forma, você pode evitar que informações pessoais e arquivos importantes armazenados em seu dispositivo caiam em mãos erradas.

Anúncios

Você também pode bloquear seu dispositivo para impedir que outras pessoas o usem. O próximo passo é ir até a delegacia e fazer um boletim de ocorrência (em alguns casos esse processo já pode ser feito online). Somente com o B.O. pronto, você deve entrar em contato com a seguradora.

As empresas costumam exigir também outros documentos como carteira de identidade, comprovante de endereço e fatura de celular para que você possa utilizar o seguro. Alguns pacotes oferecem compensação em dinheiro que pode ser usada para comprar novos equipamentos.

Em outros casos, a própria seguradora pode enviar outro smartphone ao usuário. Os prazos para atender aos requisitos também variam de acordo com a empresa e o programa.

Vale a pena contratar um seguro de celular?

Para chegar a essa resposta, é preciso analisar alguns fatores que, se te levarem à conclusão de que vale a pena contratar esse serviço, também vão te ajudar a escolher o seguro de celular que realmente atenda às suas necessidades.

  1. Preço do seguro

De maneira geral, o valor pago pelo seguro é inversamente proporcional ao preço do equipamento que consta na nota fiscal de compra. Dito isso, quanto mais caro for o telefone, mais compensador será o investimento, já que o custo do serviço será menor em relação ao valor do smartphone.

  1. Cobertura

Este é um ponto de avaliação muito importante na hora de buscar um seguro de celular. Você precisa saber exatamente o que o seguro do seu celular cobre para não ser pego de surpresa se algo inesperado acontecer no futuro. Por exemplo, alguns contratos não incluem cobertura em caso de roubo, onde o telefone desaparece da sua bolsa sem que o ladrão se aproxime dele.

  1. Franquia

A franquia é o percentual que a empresa pagará quando o usuário acionar o seguro. Cabe ressaltar que a indenização não corresponde ao valor total do equipamento, pois uma parte é de responsabilidade do cliente. Geralmente, as seguradoras inserem 75% do preço do telefone na fatura. Isso ocorre principalmente porque os telefones depreciam em valor com a idade.

  1. Prazo de Carência do Contrato

Entenda também a duração e abrangência geográfica do contrato, bem como os termos de renovação. A dica é sempre ler os documentos com muita atenção antes de decidir pela contratação de um seguro para celular. Também é útil pesquisar as opções de planos de diferentes empresas (comparar preços e condições de garantia) e buscar sempre informações sobre o histórico e a reputação da seguradora no mercado.

O que deve ser observado ao assinar um contrato?

Ao contratar um seguro de celular, você deve criar um plano financeiro que analise se as parcelas vão compensar o seu orçamento. Analise o preço do seguro, as coberturas oferecidas, franquias e indenizações, carências contratuais e prazos para cumprimento de exigências. Verifique também o período de fidelidade do contrato.

Uma boa dica é calcular se a cobertura total do seguro é próxima à de um celular novo. Se for menor, a proteção extra vale a pena. Se você deseja trocar de telefone com frequência, verifique se seu contrato estipula uma estadia mínima ou fidelidade.

É importante ficar atento a esse detalhe para evitar frustrações e até possíveis multas. Portanto, leia atentamente os termos do contrato e analise os planos oferecidos pela operadora, levando em consideração que cada plano possui suas peculiaridades. Notavelmente, outros eletrônicos e até bicicletas também podem ser segurados.

leia mais: Aplicaciones para limpiar tu teléfono y hacerlo más rápido

Compartilhar:

foto do autor

Bruno de Lima

Formado em marketing e publicidade, atua como redator, contando com suas habilidades para entregar conteúdos de valores e que venham agregar na sociedade.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para manutenção automotiva

Aplicativos para manutenção automotiva

Anúncios Os aplicativos para manutenção automotiva são aquela mão na roda de quem precisa cuidar do automóvel e não sabe por onde começar. Isso porque facilitam a vida dos condutores e proprietários de veículos ...
Continue lendo →
Aplicativos de localizador de carro

Aplicativos de localizador de carro

Anúncios Com os aplicativos de localizador de carro você nunca mais vai precisar passar sufoco quando não souber onde está o seu veículo. Seja porque sofreu um roubo ou porque esqueceu onde estacionou em ...
Continue lendo →
Tricô

Tricô e bordado: aprenda tudo com estes apps!

Anúncios Estas deliciosas técnicas de criar tecidos a partir de fios entrelaçados podem ser verdadeiras terapias! Além de criar cachecóis, suéteres, mantas e meias, também é possível fazer bonecos e outros objetos totalmente personalizados. ...
Continue lendo →