Connect with us

Investimentos

Vantagens e desvantagens de investir em ouro

Published

on

PUBLICIDADE

Qualquer um que tenha visto a renda de janeiro e perceba que o ouro está em primeiro lugar está pelo menos curioso para saber se vale a pena investir em metais. No último mês, o rendimento do ouro foi de 4,8%, seguido pelo dólar, que valorizou 1,54%. 


Quem gosta de planilhas do Excel e segue os números do ano passado também fica surpreso: o ouro tem um aumento nominal de 33,6%. Em 2015, a taxa de câmbio do dólar em relação ao dólar caiu e o declínio foi o primeiro, um aumento de 48,4%.


Marcos Azer Maluf, diretor de varejo da Bradesco Corretora, disse: “Para quem tem aversão ao risco e deseja usá-lo com segurança por um longo tempo, investir em ouro pode ser uma boa opção para diversificar suas aplicações”.

Características do investimento em ouro;

Geralmente, em tempos de crise ou aumento da inflação, a demanda por uma taxa de câmbio estável e segura aumentará, de modo que o preço do ouro também aumentará. Como ativo comercial global, o investimento em ouro tem um caráter altamente seguro e diversificado

Como o ouro é um recurso natural limitado, seu valor não está sujeito à intervenção econômica do governo e sua escassez não pode ser compensada pela manufatura. Portanto, seu preço é estável e quase pode servir como garantia para a não inflação.

Ou seja, ao comprar ouro, você não deve apostar em uma alta avaliação no curto prazo, mas para garantir a estabilidade do investimento a longo prazo e a possível valorização a longo prazo. Portanto, o ouro é uma forma de proteção contra a depreciação de ativos durante períodos de inflação e crise financeira.

Vantagens e desvantagens

As vantagens de investir em ouro incluem:

  •  
  • Estabilidade 
  • Reconhecimento global 
  • Rentabilidade a longo prazo. 
  • Entre as desvantagens, destacamos:
  • Momento de falta de liquidez;
  • impossibilidade de intermediar pagamentos;
  • Manter custos com segurança.

Como investir?

O primeiro passo é se registrar com um corretor da bolsa, que comprará e venderá contratos para você. As compras podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas. Os bancos de varejo têm campos relacionados a corretores em seus corretores residenciais, que são formas de investimento através da Internet ou aplicativos no formato Android ou Apple. Além disso, é claro, registre-se em uma corretora reconhecida pela bolsa.

Não conhece nenhuma corretora ou ainda não se decidiu sobre a sua ? Confira agora as melhores corretoras do Brasil para iniciar seus investimentos, clique aqui

Isso é muito raro, mas, se  desejar, os investidores poderão obter ouro pessoalmente. Mas isso não tem uma grande vantagem, porque quando é vendido, o grau de pureza do ouro deve ser corretamente certificado pela bolsa.

O imposto de renda é semelhante às transações de ações realizadas em uma bolsa de valores, ou seja, os ganhos de capital obtidos entre a compra e a venda de ouro devem ser pagos 15% aos Leões. Detalhes: Imposto de renda – 15% da renda mensal excede 20.000 reais. Abaixo de 20.000 reais, nenhum pagamento é necessário.

Importante

Os executivos da Bradesco disseram que era necessário ver a perspectiva de investimento de longo prazo em ouro. Ele disse: “Deve demorar mais de um ano, e acho que três anos é um período adequado”. Se você se arrepender ou perceber que os ganhos são suficientes para atender às expectativas, isso não o impedirá de comprar ouro e decidir vendê-lo no dia seguinte. Segundo Azer Maluf, o mais inspirador é diversificar os investimentos. 

Ele explicou que, nesse sentido, investir em ouro pode fornecer estratégias sensatas para investidores mais conservadores.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS POPULARES

Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Descubra quais são os carros mais econômicos do Brasil