Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital; como baixar

Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital; como baixar

Confira todos os detalhes o obtenha destes benefícios!

Anúncios

Umas das coisas que mais nos auxilia no dia a dia é a tecnologia, pois com ela podemos ter documentos reunidos em um só lugar facilitando nossas vidas. Tanto é, que agora você pode ter a sua Carteira de Trabalho digital.

Anúncios

Afim de ter em seu celular este documento, é preciso que instale um aplicativo. E é importante lembrar também que o download pode ser feitos em celulares Android e IOS.

Logo, para que você possa obter diversas informações a respeito, é importante a sua leitura para esta breve explicação no artigo!

O QUE É E COMO FUNCIONA A CTPS DIGITAL?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), trata-se de algo fundamental, para que possa exercer um cargo com registro, dentro do nosso país. Sendo assim, em muitos momentos é preciso apresentar o documento.

Ter cargo regristrado é o que chamamos de trabalho de carteira assinada, que se deve ao fato da mesma carregar a comprovação que você exerceu o seu trabalho em determinada empresa.

Logo, a carteira de trabalho digital nada mais é que a extensão do documento original, ou seja, o físico.

Anúncios

Quando dizemos extensão é porque você ainda precisar guardar consigo, a Carteira de trabalho e Previdência social, para o caso de necessitar apresentar o tempo em que trabalhou em determinada instituição.

Ou seja, se já possui a carteira em papel, agora pode tê-la de forma digital. Não existe nenhuma restrição em relação a isso.

Importante lembrar que a sua CTPS digital pode substituir o documento convencional, em entrevistas de emprego, caso a empresa possua o eSocial.

O ‘eSocial’ em questão, trata-se de uma sigla utilizada para se referir ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.

O que significa que ele é um projeto desenvolvido pelo governo federal do Brasil, na qual o intuito principal é unificar o envio dos dados sobre trabalhadores em um site e permitir que as empresas prestem as informações uma única vez.

Logo, quando uma empresa lançar as informações sobre o trabalhador neste site, as informações irão diretamente a carteira de trabalho digital, ou seja, não haverá a necessidade de assinar o documento original.

Porém, se a empresa não usar o eSocial ela poderá então solicitar a sua Carteira de Trabalho e Previdência social impressa.

Esse aplicativo do documento, permite que o colaborador de uma empresa, veja as anotações que vem sendo feita pela mesma, em sua carteira.

Importante também informar que além do aplicativo, ainda é possível que você veja tais informações através de um site, sendo ele: https://www.gov.br/trabalho/pt-br.

Ao contrário do que muitos pensam é que o aplicativo da CTPS digital, existe há algum tempo, mais especificadamente, desde 2017. No entanto, nessa época, o documento digital não substituía o documento convencional.

COMO FAÇO PARA INSTALAR O APLICATIVO DA CTPS DIGITAL?

Agora é hora de apresentarmos o passo a  passo aqui de como instalar o aplicativo da CTPS digital, já ressaltaremos que o mesmo é totalmente gratuito.

Como dissemos no início, o aplicativo pode ser acessado por qualquer smartphone, seja Android ou IOS.

  1. A princípio, oqe você deve fazer, é acessar a sua loja de aplicativos, sendo ela App Store, para Android, e Google Play, para IOS;
  2. Na barra de pesquisa, que encontra-se na parte superior da tela, digite ‘CTPS Digital’;
  3. Ao encontrar o app (que lembrando, é gratuito), o que você deve fazer é apertar no botão que indica o download, sendo ele ‘Instalar’ ou ‘Obter’.

Agora, para que você possa acessá-lo, para que então veja todas as informações disponíveis, siga os seguintes comandos:

  • Arraste para o lado, todas as telas que explicam como tudo funciona, para que então, clique em ‘Entrar’;
  • Em seguida, será solicitado o seu logins e senha, que se obtêm através do cadastro (caso não o possua, continue lendo, pois no tópico seguinte apresentaremos mais detalhes sobre);
  • No seu primeiro acesso, será apresentado a política de privacidade, na qual você deve aceitar e prosseguir;
  • Pronto! Agra você já pode ver todas as informações que a sua Carteira de trabalho digital possui.

COMO FAÇO PARA REALIZAR O CADASTRO NO APLICATIVO DA CTPS DIGITAL?

Agora mostraremos aqui como realizar o cadastro no aplicativo da CTPS digital.

Primeiramente, será necessário preencher os campos disponibilizados, com as informações pessoais que lhe solicitarão, como:

  • CPF-Cadastro de Pessoa Física;
  • Nome completo;
  • Data de seu nascimento;
  • Estado de nascimento (caso não tenha nascido no Brasil, opte por ‘Não sou brasileiro’;
  • Nome da mãe.

Após isso, se todas as informações apresentadas condizerem com informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), você será direcionado à cinco perguntas relacionadas ao seu histórico como trabalhador.

Sendo assim, indicamos que esteja com a sua carteira de trabalho em mãos. Para prosseguir, é necessário acertar pelo menos quatro, de tudo o que for perguntado.

Mas caso não atinga a meta, é preciso que tente novamente em 24 horas. Após isso, você receberá uma senha, no entanto, deve alterá-o conforme o seu gosto, quando efetuar o primeiro acesso.

Melhores lojas para comprar eletrônicos pela internet

Filmes Online – As opções melhores que a Netflix

Compartilhar:

foto do autor

Henrick

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para manutenção automotiva

Aplicativos para manutenção automotiva

Anúncios Os aplicativos para manutenção automotiva são aquela mão na roda de quem precisa cuidar do automóvel e não sabe por onde começar. Isso porque facilitam a vida dos condutores e proprietários de veículos ...
Continue lendo →
Aplicativos de localizador de carro

Aplicativos de localizador de carro

Anúncios Com os aplicativos de localizador de carro você nunca mais vai precisar passar sufoco quando não souber onde está o seu veículo. Seja porque sofreu um roubo ou porque esqueceu onde estacionou em ...
Continue lendo →
Tricô

Tricô e bordado: aprenda tudo com estes apps!

Anúncios Estas deliciosas técnicas de criar tecidos a partir de fios entrelaçados podem ser verdadeiras terapias! Além de criar cachecóis, suéteres, mantas e meias, também é possível fazer bonecos e outros objetos totalmente personalizados. ...
Continue lendo →