Anúncios
Conforme dados da ABSOLAR, a energia solar representa 1,7% da matriz energética brasileira. Quando comparado a outros países, o número ainda é pequeno, mas, estima-se que esse número dobre até o final da década, afinal, a instalação dos painéis fotovoltaicos está cada dia mais acessível.
Anúncios
Sendo assim, trouxemos algumas informações que você precisa saber sobre energia solar. Dessa forma, fica mais fácil planejar o seu sistema fotovoltaico. Inclusive, até o fim de 2022, existe uma isenção de taxas para quem deseja instalar esse tipo de serviço na sua casa. Por isso, não perca a oportunidade!
10 informações essenciais sobre energia solar
Atualmente, a energia solar é destaque na matriz energética de muitos países. Isso porque ela representa uma geração mais acessível, usando um recurso inesgotável: o sol. Sendo assim, confira 10 fatos sobre a energia solar antes de instalar o seu painel fotovoltaico!
1 – Qual é a vida útil das placas fotovoltaicas?
Em suma, as placas fotovoltaicas possuem vida útil média entre 20 a 30 anos. Paralelamente, caso haja uma boa manutenção e cuidados adequados, é provável que elas durem ainda mais, garantindo uma boa produtividade. Entretanto, as placas atuais tem um padrão estipulado pelos fabricantes de até 30 anos de validade.
2 – A eficiência da geração
Hoje, é possível gerar uma grande quantidade de energia com uma única placa. Entretanto, a eficiência delas é baixa, sendo em médio de 14 a 16%. Dessa forma, é necessário a construção de um sistema que contenha diversas placas, para garantir a produção correta de energia.
3 – Rendimento das placas
Quando é feito o dimensionamento do sistema de geração fotovoltaica, é prevista uma perda de envelhecimento das placas. Dessa forma, a perda anual é de 0,8% ao ano.
Anúncios
4 – O sombreamento prejudica a geração de energia solar?
Sim! O sombreamento prejudica muito a geração de energia solar. Por isso, é importante estudar detalhadamente a variação da posição do sol ao longo do dia e durante as épocas do ano. Dessa forma, é possível verificar os pontos mais críticos, além do percentual de redução na geração de energia solar.
Entretanto, vale ressaltar que a perda pode ser diminuída, através de isolamentos nas partes atingidas por uma abertura de novas strings, além de um melhor projeto de dimensionamento do inversor.
5 – Posição das placas
Quando pensamos em instalar um sistema fotovoltaico, logo pensamos sobre a posição das placas, uma dúvida super comum. Neste sentido, para garantir a melhor orientação das placas e obter a melhor radiação durante o ano inteiro, elas devem estar sempre voltadas para o norte.
Entretanto, essa diferença na posição das placas tende a ser insignificante, ou seja, ela pode ser compensada com a instalação de mais placas. Além disso, para consertar pequenas inclinações, é recomendado usar diversas placas adicionais, que também devem estar voltadas para o norte.
6 – A energia solar requer fácil instalação
Diferente de outros sistemas, como o elétrico, a energia solar não precisa de estruturas muito complexas. Geralmente, a estrutura do local pode ser facilmente adaptada para receber as placas, diminuindo o custo total da obra.
Além disso, geralmente, são necessários somente os painéis solares, cabos de ligação e um equipamento central, chamado de inversor de tensão. Por isso, não pense que você vai gastar muito com a instalação de um sistema de energia solar.
7 – A energia solar não é gerada pelo calor do sol
Diferente do que muitos pensam, a energia solar não funciona devido ao calor gerado pelo sol. Na verdade, para gerar energia, a luz e a radiação solar na atmosfera são os grandes responsáveis pela produção de energia fotovoltaica.
8 – A energia solar pode ser monitorada pela internet
Uma grande curiosidade sobre energia solar é que alguns equipamentos de geração possibilitam conexão com a internet. Dessa forma, é possível monitorar online o desempenho e produção do seu sistema fotovoltaico. Para isso, basta ter um smartphone e uma conexão Wi-Fi.
9 – O sistema de geração fotovoltaico funciona com chuva?
Sim! O efeito solar que gera a energia elétrica ocorre pela irradiação solar. Neste caso, mesmo em períodos de chuva – ou quando o tempo está nublado – será possível gerar energia elétrica. Entretanto, o rendimento de geração pode cair entre 10 a 30%. Por outro lado, caso o sistema seja atingido por fortes chuvas, pode ser que a geração pare temporariamente.
10 – As placas solares são resistentes a granizo?
Sim! Uma das maiores curiosidades sobre energia é que as placas fotovoltaicas são resistentes ao granizo. Isso acontece porque elas contam com a proteção de um vidro temperado de 4 mm de espessura. Entretanto, caso as placas sofram impactos devido a tempestades ou outros fenômenos climáticos graves, os danos podem ser grandes.