Aplicativos para aprender a tocar instrumentos musicais

Aplicativos para aprender a tocar instrumentos musicais

A música é sua, aprenda a tocá-la com esses aplicativos!

Anúncios

Aprender a tocar instrumentos musicais é uma boa forma de conseguir desenvolver novas habilidades cognitivas. Então se quer dar uma melhorada em sua memória ou concentração, essa pode ser uma ótima forma. Além disso, quando você toca um instrumento, você consegue se expressar através da arte. 

Anúncios

No entanto, se a grana estiver curta ou se preferir dar os primeiros passos sozinho, você pode começar sem nenhum investimento através de aplicativos dessa área. Um bom app que ensina seus usuários a tocar um instrumento costuma ter diversos recursos que facilitam seu aprendizado, inclusive, alguns até permitem que você personalize o estudo.  

O que acontece com seu corpo quando você toca um novo instrumento?

Um dos principais benefícios para seu corpo quando você decide tocar um novo instrumento é o muscular. Isso porque você precisa fazer movimentos repetitivos de certos músculos. Com o passar do tempo, essa repetição fará com que eles se fortaleçam. Outro fator bem interessante é que você melhora a sua coordenação motora. 

No início, pode ser bem complicado começar a tocar e fazer alguns movimentos com a mão, mas com o passar do tempo, você vai ver sua coordenação melhorar e ficar mais simples manusear qualquer instrumento que seja.  Mas como tudo tem um início, queremos te ajudar a aprender a tocar instrumentos musicais com os melhores apps dessa área. 

Drum School

Imagem: Google Play

Se o instrumento que você sonha em aprender a tocar é a bateria, o Drum School é o app ideal para você. Ele vai te ajudar a dominar esse aparelho e em uma semana você conseguirá ver a diferença quando sentar em frente a uma bateria. Isso porque o aplicativo possui uma biblioteca avançada de grooves e ferramentas de aprendizado para todos os níveis.

Anúncios

Além disso, o Drum School tem diversos exercícios e ideias práticas para que você não fique repetindo sempre o mesmo som e acabe enjoando. Falando em diversidade, nessa plataforma você vai aprender a tocar diversos estilos, como rock’n roll, reggae e bluegrass.

Também merece destaque o áudio de alta qualidade feito a partir de samples de bateria reais que fazem um loop para a prática. Assim, você tem um som mais autêntico e próximo ao que seria experimentado ao tocar uma bateria física. Seu ouvido musical também é beneficiado com esse recurso.

Disponível para sistemas iOS e Android, na App Store e Google Play.

Leia também: Melhores aplicativos de músicas para se ouvir offline

GuitarTuna

Imagem: Google Play

Se você é apaixonado por guitarra, mas ainda não sabe tocar o instrumento, o GuitarTuna pode ser o aplicativo que vai fazer a diferença em sua vida. Nele, você vai encontrar diversos acordes e cifras para começar a dar seus primeiros passos nesse universo musical. Além disso, o app possui afinações de todos os padrões para sua guitarra.

Se você estiver buscando qual ritmo irá seguir ao aprender a tocar o instrumento, não se preocupe, pois o GuitarTuna não limita você. Afinal, ele possui rolagem de músicas sincronizadas para que você possa tocar no seu próprio estilo. Outro recurso bem legal do app é o metrônomo com toque para múltiplas fórmulas de compasso.

Para que você não tenha uma grande curva de aprendizado para usar o app, o GuitarTuna te oferece uma interface limpa e intuitiva. E para que sua experiência fique ainda melhor, a plataforma permite a personalização do aprendizado. Assim, você aprende no seu tempo.

Disponível para sistemas iOS e Android, na App Store e Google Play.

Simply Piano: Learn Piano Fast

Imagem: Google Play

Em nossa lista de aplicativos para quem quer aprender a tocar instrumentos musicais não poderia faltar o Simply Piano. Como o próprio nome já sugere, o app é uma forma simples e fácil de você desenvolver habilidades com pianos e teclados. Nessa plataforma, você vai adquirir conhecimento se divertindo.

O Simply Piano possui diversas músicas disponíveis para facilitar seu processo de aprendizado. Dessa forma, é quase certo que você encontre uma que você é apaixonado por para treinar ao som dela. Só para você ter uma ideia, dentre as melodias presentes no app podemos citar Chandelier, All Of Me e Counting Stars.

Com o Simply Piano você vai aprender do básico ao avançado através de partituras para que possa começar a tocar com as duas mãos. Se achar que o ritmo das músicas está muito acelerado, basta diminuir a velocidade da canção na biblioteca. Agora, se você tem uma vida corrida, saiba que o app possui aulas com duração de cinco minutos.

Disponível para sistemas iOS e Android, na App Store e Google Play.

tonestro: Learn to play Music

Imagem: Google Play

O tonestro chegou para ajudar os amantes de sopro e metais a aprender tocar um novo instrumento. Nele, você vai encontrar um grande acervo de músicas modernas para saxofone, trompete, flauta e até mesmo clarinete. Além disso, vai acompanhar lições divertidas para que seu processo de aprendizado seja mais dinâmico.

Aqui também há uma atenção para usuários que possuem uma vida agitada, mas mesmo assim querem aprender. Isso porque o tonestro disponibiliza exercícios curtos que podem ser encaixados de forma mais fácil em sua rotina. E a qualidade é garantia no app, pois todas as aulas foram criadas por especialistas em música.

No tonestro, você vai aprender sobre teoria da música, além de tabelas de dedilhado. Já nos exercícios, irá trabalhar com ritmo e altura. Depois, passará por exames que irão medir o seu progresso. Sem dúvida, irá se sentir como se tivesse um professor ao seu lado, o que te deixará muito mais motivado.

Disponível para sistemas iOS e Android, na App Store e Google Play.

A música está ao seu alcance

Como você viu, existem apps para aprender a tocar instrumentos musicais para todos os gostos. Escolha um ou todos da lista e comece já a colocar em prática tudo o que eles tem a oferecer. Bons estudos!

Compartilhar:

foto do autor

Pedro Bala

Sou um redator sênior com quase 30 anos de experiência em departamentos de jornalismo de rádios, estúdios de produção publicitária, portais de notícias e blogs variados. Atualmente, sou diretor de conteúdo na Job Holding, CEO do portal Bolha Crypto, roteirista na Invicto Solar e apresentador do podcast Bolha Crypto Drops no Spotify.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para manutenção automotiva

Aplicativos para manutenção automotiva

Anúncios Os aplicativos para manutenção automotiva são aquela mão na roda de quem precisa cuidar do automóvel e não sabe por onde começar. Isso porque facilitam a vida dos condutores e proprietários de veículos ...
Continue lendo →
Aplicativos de localizador de carro

Aplicativos de localizador de carro

Anúncios Com os aplicativos de localizador de carro você nunca mais vai precisar passar sufoco quando não souber onde está o seu veículo. Seja porque sofreu um roubo ou porque esqueceu onde estacionou em ...
Continue lendo →
Tricô

Tricô e bordado: aprenda tudo com estes apps!

Anúncios Estas deliciosas técnicas de criar tecidos a partir de fios entrelaçados podem ser verdadeiras terapias! Além de criar cachecóis, suéteres, mantas e meias, também é possível fazer bonecos e outros objetos totalmente personalizados. ...
Continue lendo →