O significado dos sonhos: hora de estudá-los! 

O significado dos sonhos: hora de estudá-los! 

Está com os olhos bem abertos? Aproveite o texto antes de ir para a cama.

Anúncios

Todos sonham. Embora cada mente vislumbre coisas diferentes, alguns temas são mais recorrentes do que outros. Entender o significado dos sonhos é conhecer o inconsciente humano e passar por todos os seus altos e baixos com o máximo de presteza. 

Anúncios

Que tal colocar um pouquinho de ciência para apimentar as coisas? 

 

O estudo dos sonhos 

A National Sleep Foundation fez um estudo muito interessante a respeito deste tema. De acordo com os pesquisadores, as pessoas tendem a sonhar aproximadamente 6 vezes ao dia. Acontece que, em 95% das vezes, eles não são lembrados. 

Além do mais, 65% das informações contidas nos sonhos estão diretamente relacionadas a eventos vividos durante o dia. Estresse no trabalho, um novo amor ou mesmo uma viagem incrível para o exterior são apenas alguns exemplos de eventos impactantes, capazes de virar um verdadeiro filme dentro da sua cabeça. 

Estes são conhecidos como sonhos padrão. Os pontos fundamentais a respeito desse fenômeno podem ser conferidos abaixo: 

  1. Seus sonhos podem ser extremamente estranhos e sem sentido. Não se preocupe, pois isso é perfeitamente natural; 
  1. O estresse está diretamente associado à qualidade do sono. Sendo assim, quanto menos estresse você estiver passando, melhores deverão ser os seus sonhos; 
  1. Algumas pessoas sonham em preto e branco – e isso é normal, também; 
  1. A maior parte dos sonhos é visual. Muitos alegam sentir cheiros e sabores, embora não seja algo tão comum; 
  1. Seu humor pode ser decisivo na incidência de sonhos bons ou ruins. 

Perceba: quando você está de extremo mau humor e preocupado com problemas, dormir se torna uma tarefa complicada. Muitas vezes, pesadelos afrontam o seu juízo, o que reduz a sua acuidade mental ao longo do dia. 

Anúncios

O mesmo ocorre quando você está passando por um momento positivo em sua vida: todas as coisas parecem caminhar em uníssono. Nesses casos, desprender-se das coisas durante o sono fica muito mais fácil – e os sonhos mais agradáveis começam a aparecer. 

Leia também: Celular com Bateria que Dura 30 DIAS

Os sonhos mais comuns 

A análise dos sonhos exige a sua correta categorização. De acordo com o estudo, esses são os padrões mais recorrentes: 

  • Pesadelos: Impressões perturbadoras e assustadoras que costumam ser causadas por estresse, ansiedade ou mesmo por conta de reações medicamentosas. Nesses casos, pessoas imaginam cenários de morte, violência ou mesmo perseguição injusta e incessante; 
  • Sonhos lúcidos: Estes sonhos são muito interessantes: você sabe que está dormindo e que tudo ao seu redor não existe, porém, é capaz de controlar a situação. Eles tanto podem ser positivos e interessantes como pesados e apavorantes; 
  • Sonhos recorrentes: São todos os que reaparecem com frequência durante o sono. Assim como os informados acima, podem ser tanto positivos como negativos; 
  • Sonhos de voar: Pessoas que buscam liberdade ou poder tendem a sonhar que estão voando. Trata-se de um dos maiores desejos de uma parcela considerável da humanidade;  
  • Nudez: Imaginar-se nu em meio à multidão é algo apavorante! Pessoas que estão sofrendo de ansiedade ou mesmo de serem julgadas podem ter esse tipo de sonho desagradável; 
  • Sonhos sexuais: Você se imagina tendo relações íntimas com outras pessoas das mais variadas maneiras. Pode representar tanto a vontade de experimentar novas experiências como algo para aliviar o estresse. 

O que seus sonhos realmente significam? 

De acordo com a ciência, os sonhos são abstrações psíquicas feitas diariamente durante o sono. Eles costumam estar diretamente relacionados com determinados eventos ao longo da sua vida, sejam eles felizes ou mesmo traumáticos. 

Sendo assim, se você tende a ter uma visão mais materialista e objetiva sobre a mente, pode-se dizer que os sonhos são como “termômetros” emocionais. Pesadelos recorrentes podem sugerir que a sua mente está ficando sobrecarregada de certos acontecimentos; resolvê-los seria uma boa ideia, portanto. 

Por outro lado, existe a visão espiritualista dos sonhos, também. Allan Kardec, responsável por cunhar o termo “espiritismo”, acreditava que os sonhos funcionam como uma espécie de “portal” entre o mundo carnal e o espiritual. 

Neste caso, espíritos são capazes de transportá-lo para outros planos e realidades paralelas, só que sem nenhum risco de vida para os seus consulentes. Premonições (que são sonhos supostamente capazes de revelar eventos futuros) não podem ser comprovadas cientificamente, mas existem vários relatos de pessoas que foram capazes de sonhar com tragédias ou eventos benéficos antes que acontecessem. 

Exercite a interpretação dos sonhos 

Independentemente do que você acredita, certos sonhos são simplesmente impossíveis de serem ignorados: nesses casos, como reagir a eles? Como saber se eles carregam algum significado importante ou, quem sabe, se não passam de uma pegadinha contra si? 

Existe somente uma única maneira de fazê-lo: reflita. Mesmo os espiritualistas mais ferrenhos têm de admitir que certos sonhos não passam de uma construção pessoal; materialistas, vez ou outra, são capazes de ter premonições graves. Quem está certo e quem está errado? Qual o verdadeiro significado dos sonhos? 

Tanto faz a resposta para esta pergunta. A verdade é que eles existem e devem ser respeitados – ainda que você seja reticente a respeito dos seus significados.  

Compartilhar:

Foto do autor

Rafael Motta

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Você também pode gostar

Aplicativos de babá eletrônica

Aplicativos de babá eletrônica

Anúncios Você precisa monitorar o sono das suas crianças e não se sente confortável comprando uma câmera? Está procurando uma nova ferramenta para cuidar da sua família? Quer estar mais próximo das crianças durante ...
Continue lendo →

Aplicativos de Câmera de Segurança no Celular

Anúncios Você precisa monitorar sua residência quando estiver longe? Está procurando por uma solução que caiba na palma da sua mão? Precisa de ajuda para cuidar das pessoas na sua residência? Com os melhores ...
Continue lendo →
GPS Offline: Navegue em qualquer lugar sem internet

GPS Offline: Navegue em qualquer lugar sem Internet

Anúncios Você está procurando um GPS confiável que não dependa da internet para funcionar? Está planejando uma viagem com trechos sem sinal de conexão? Precisa de bons aplicativos para fazer suas viagens com mais ...
Continue lendo →
Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner