Anúncios
Os celulares estão entre os itens, são os mais visados por ladrões em roubos e furtos em todo o país, e portanto, cada vez mais um seguro de celular é importante.
Anúncios
Na hora de comprar um smartphone de última geração, muitas pessoas ficam com medo de perdê-los nessa situação, e de olho nisso, as próprias lojas ou operadoras de telefonia agora oferecem seguro de celular.
Mas será que vale a pena mesmo ter um seguro de celular? Se está pensando em adquirir um para o seu smartphone, aqui encontrará tudo o que precisa saber.
Como funciona o seguro de celular?
Assim como os demais itens, o seguro do celular é segurado com base no valor do aparelho. A franquia média é de 25% do valor do smartphone e só é cobrada em caso de furto ou furto.
Além disso, você terá que pagar uma taxa mensal que varia de acordo com o preço do seu telefone. Ao assinar um contrato com uma seguradora ou operadora de celular, você terá várias opções de coberturas e seus respectivos requisitos. E como proceder se o aparelho for furtado?
Inicialmente, você deve falar com sua operadora imediatamente e pedir para bloquear a linha antes de ligar para sua seguradora. Dessa forma, você pode evitar que informações pessoais e arquivos importantes armazenados em seu dispositivo caiam em mãos erradas.
Anúncios
Você também pode bloquear seu dispositivo para impedir que outras pessoas o usem. O próximo passo é ir até a delegacia e fazer um boletim de ocorrência (em alguns casos esse processo já pode ser feito online). Somente com o B.O. pronto, você deve entrar em contato com a seguradora.
As empresas costumam exigir também outros documentos como carteira de identidade, comprovante de endereço e fatura de celular para que você possa utilizar o seguro. Alguns pacotes oferecem compensação em dinheiro que pode ser usada para comprar novos equipamentos.
Em outros casos, a própria seguradora pode enviar outro smartphone ao usuário. Os prazos para atender aos requisitos também variam de acordo com a empresa e o programa.
Vale a pena contratar um seguro de celular?
Para chegar a essa resposta, é preciso analisar alguns fatores que, se te levarem à conclusão de que vale a pena contratar esse serviço, também vão te ajudar a escolher o seguro de celular que realmente atenda às suas necessidades.
- Preço do seguro
De maneira geral, o valor pago pelo seguro é inversamente proporcional ao preço do equipamento que consta na nota fiscal de compra. Dito isso, quanto mais caro for o telefone, mais compensador será o investimento, já que o custo do serviço será menor em relação ao valor do smartphone.
- Cobertura
Este é um ponto de avaliação muito importante na hora de buscar um seguro de celular. Você precisa saber exatamente o que o seguro do seu celular cobre para não ser pego de surpresa se algo inesperado acontecer no futuro. Por exemplo, alguns contratos não incluem cobertura em caso de roubo, onde o telefone desaparece da sua bolsa sem que o ladrão se aproxime dele.
- Franquia
A franquia é o percentual que a empresa pagará quando o usuário acionar o seguro. Cabe ressaltar que a indenização não corresponde ao valor total do equipamento, pois uma parte é de responsabilidade do cliente. Geralmente, as seguradoras inserem 75% do preço do telefone na fatura. Isso ocorre principalmente porque os telefones depreciam em valor com a idade.
- Prazo de Carência do Contrato
Entenda também a duração e abrangência geográfica do contrato, bem como os termos de renovação. A dica é sempre ler os documentos com muita atenção antes de decidir pela contratação de um seguro para celular. Também é útil pesquisar as opções de planos de diferentes empresas (comparar preços e condições de garantia) e buscar sempre informações sobre o histórico e a reputação da seguradora no mercado.
O que deve ser observado ao assinar um contrato?
Ao contratar um seguro de celular, você deve criar um plano financeiro que analise se as parcelas vão compensar o seu orçamento. Analise o preço do seguro, as coberturas oferecidas, franquias e indenizações, carências contratuais e prazos para cumprimento de exigências. Verifique também o período de fidelidade do contrato.
Uma boa dica é calcular se a cobertura total do seguro é próxima à de um celular novo. Se for menor, a proteção extra vale a pena. Se você deseja trocar de telefone com frequência, verifique se seu contrato estipula uma estadia mínima ou fidelidade.
É importante ficar atento a esse detalhe para evitar frustrações e até possíveis multas. Portanto, leia atentamente os termos do contrato e analise os planos oferecidos pela operadora, levando em consideração que cada plano possui suas peculiaridades. Notavelmente, outros eletrônicos e até bicicletas também podem ser segurados.