5 melhores aplicativos para consultar a Tabela FIPE

Descubra 5 aplicativos de tabela FIPE com diferentes funcionalidades, para te ajudar a obter os valores médios do mercado de veículos.

Anúncios

A Tabela FIPE foi criada em 1973 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, para auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, sendo a principal referência no mercado de carros usados e seminovos. Hoje, o índice é usado como base para contratos e seguros nas negociações de carros.

Anúncios

O FIPE é o órgão que presta serviços ao governo e empresas privadas, tendo o Preço Médio de Veículos, também conhecido como Tabela FIPE. Entretanto, a metodologia da tabela ainda gera muitas controvérsias.

Na prática, a Tabela FIPE é baseada na coleta de preços de carros, motos e outros veículos usados e seminovos no mercado nacional. A partir dos valores, são descartados os preços muito altos, baixos ou com discrepância estatística. Sendo assim, o número restante cria uma média, que é o valor que vai contar para um veículo na tabela FIPE carros.

Como funciona a Tabela FIPE?

Basicamente, a Tabela FIPE é atualizada mensalmente, sendo que cada pesquisa pode ser modificada com a versão, motorização e ano-modelo do veículo em questão. As motocicletas pertencem à tabela FIPE Motos. Por isso, conhecer aplicativos para consultar a Tabela FIPE é essencial para avaliar preços.

Atualmente, a tabela continua sendo a principal referência para lojistas, comerciantes e vendedores de veículos. Por outro lado, ela também serve de base para o cálculo de seguros e tributos, como o IPVA. Entretanto, muitas pessoas não consideram a tabela FIPE na hora da negociação de um veículo usado.

Isso porque a FIPE explica que a tabela é uma referência, que recebe fatores de correção para mais ou menos, conforme o estado de conservação dos veículos e outras diferenças pontuais. Assim, em algumas situações, um veículo pode ser mais valorizado em uma região do que em outra, tornando-o mais caro.

Anúncios

Por isso, é comum encontrar anúncios com valores diferentes do indicado pela Tabela FIPE para aquele modelo. Isso porque o proprietário pode cobrar o valor que acha mais justo para aquele veículo, podem pedir um preço mais alto por um veículo raro, com ou quilometragem muito baixa, por exemplo.

Confira os melhores aplicativos para consultar a Tabela FIPE

Na hora de comprar um carro usado ou seminovo, é essencial conferir o índice da FIPE. Neste sentido, algumas ferramentas podem te ajudar nessa missão. Logo, confira alguns aplicativos para consultar a Tabela FIPE.

1 – iCarros

O iCarros compara diversos modelos de carros, colocando todas as informações em uma tabela. Além disso, o portal de classificados também permite buscar ofertas mais próximas, através de recursos de geolocalização.

No app, ainda podemos comparar a performance de modelos zero quilômetros, além de conferir um simulador de financiamento. Assim, é claro, também podemos conferir a Tabela FIPE. Hoje, os anúncios do iCarros exibem informações completas, como preço, quilometragem e fotos do veículo.

O iCarros está disponível para Android e iOS.

2 – Webmotors

O Webmotors permite salvar anúncios em uma página de favoritos. Assim, ele compara os preços dos carros anunciados com os da tabela FIPE, além de contatar imediatamente os anunciamentos. Além disso, é possível configurar alertas de ofertas de preferência do usuário, ou seja, você receberá uma notificação quando um anúncio te interessar.

No app, a busca por anúncios é feita por marca, ano, preço ou quilometragem. As informações do veículo incluem um comparativo com a Tabela FIPE, além de possuir dados de contato e informações sobre trocas, por exemplo.

O Webmotors está disponível para Android e iOS.

3 – Instacarro

O Instacarro permite acompanhar lances dados por veículos em diversos leilões. No app, temos uma avaliação rápida, mas rigorosa, para conferir as condições do veículo antes de vendê-lo em um leilão ou por centenas de concessionárias no país.

Sendo assim, o Instacarro promete o processo em apenas uma hora, incluindo o pagamento. Hoje, ele conta com um comparativo com a Tabela FIPES. Além disso, quando o cliente aceita o lance oferecido, é necessário comparecer a um cartório para transferência do carro e, posteriormente, comparecer ao escritório da startup para receber o dinheiro.

O Instacarro está disponível para Android e iOS.

4 – Car4sale

Um dos aplicativos para consultar a Tabela FIPE, o Car4sale permite que os vendedores acompanhem os lances dados por seu veículo enquanto os compradores fazem suas propostas. No app, os vendedores também podem conferir valores de carros similares negociados nos últimos leilões antes de pôr o seu veículo à venda.

O app define o valor inicial dos leilões. Para começar a receber ofertas de compradores por todo o país, basta que os vendedores insiram os dados gerais do veículo na plataforma. Posteriormente, também é possível conferir a Tabela FIPE para um comparativo.

Antes da entrega, o veículo passa por uma vistoria, para analisar todos os itens descritos pelo vendedor. Hoje, o app tem parcerias com despachantes e convênios com transportadoras para entregar o veículo.

O Car4sale está disponível para Android e iOS.

5 – Consulta FIPE

Sem dúvida um dos melhores aplicativos para consultar a Tabela FIPE, ele permite consultar o índice da FIPE, para consultar os preços de venda de cada modelo praticado no mercado. No app, podemos buscar por marca, modelo, ano e versão. Além disso, o Consulta FIPE permite consultas offline. Por isso, é a melhor opção para fazer consultas ao índice da FIPE.

O app está disponível para Android.

Leia mais: App Weather Puppy: confira esse aplicativo fofo para previsão do tempo!

Compartilhar:

foto do autor

Bruno de Lima

Formado em marketing e publicidade, atua como redator, contando com suas habilidades para entregar conteúdos de valores e que venham agregar na sociedade.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Tricô

Tricô e bordado: aprenda tudo com estes apps!

Anúncios Estas deliciosas técnicas de criar tecidos a partir de fios entrelaçados podem ser verdadeiras terapias! Além de criar cachecóis, suéteres, mantas e meias, também é possível fazer bonecos e outros objetos totalmente personalizados. ...
Continue lendo →
Aplicativos para acompanhar a gravidez (1)

Aplicativos para acompanhar a gravidez

Anúncios Acompanhar a gravidez é fundamental para a sua saúde e do seu bebe. Por isso, fazer visitas regulares ao médico quando descobrir que está grávida é importante. Além disso, para que esse momento ...
Continue lendo →
Apps que vão te ajudar a monitorar seu ciclo menstrual (1)

Apps que vão te ajudar a monitorar seu ciclo menstrual

Anúncios Monitorar seu ciclo menstrual é muito importante para que você fique de olho na sua saúde. Você sabia que variações anormais no seu ciclo podem ser indicativas de que há algum problema? Distúrbios ...
Continue lendo →

Carregando…

0

Consent Management Platform by Real Cookie Banner