Anúncios
Diversos fatores contribuem para a coloração amarelada dos dentes, como genética, onde a pessoa ganha um desgaste do esmalte dos dentes devido ao tempo de exposição, uso de antibióticos, distúrbios de desenvolvimento, além de tabagismo e bebidas escuras, como café ou refrigerantes.
Anúncios
Atualmente, existem diversas formas de clareamento dental que podem ser realizadas em consultório ou em casa, como tratamento a laser, uso de pasta de dentes branqueadoras ou até mesmo moldeiras. São inúmeras as possibilidades e preços existentes no mercado.
Independentemente de como é feito, o clareamento dos dentes mais eficaz sempre é indicado pelo dentista, pois é necessário avaliar a condição dental de cada paciente, pois alguns traços como sensibilidade dos dentes ou irritação das gengivas podem surgir. Dessa forma, trouxemos uma lista com os tratamentos dentários mais utilizados hoje em dia. Continue lendo!
Veja abaixo os melhores métodos para clarear os dentes?
Algumas técnicas e hábitos são essenciais para ter dentes mais brancos, pois, eles contribuem para uma melhor saúde bucal. Neste sentido, você poderá optar por tratamentos estéticos ou fazer alguns procedimentos em casa, para conseguir clarear os dentes. Por isso, confira algumas maneiras de ter os dentes mais branco.
1 – Clareamento a laser
Realizado pelo dentista, o clareamento a laser é um dos melhores procedimentos para ter os dentes brancos, e consiste em uma aplicação de substâncias de branqueamento nos dentes altamente concentradas, sendo mais potentes do que os kits caseiros. Em seguida, é aplicado o laser na forma de luz pulsada, gerando calor, acelerando o processo de clareamento.
Anúncios
Geralmente, esse tratamento é a maneira mais eficaz para clarear os dentes, e os resultados são imediatos, pois os dentes ficam mais claros desde a primeira sessão. Entretanto, podem ser necessárias entre 1 a 3 sessões para conseguir o melhor resultado. (Veja como funciona o clareamento a laser).
2 – Clareamento com moldeira
Se você quer descobrir como clarear os dentes, saiba que este é um dos melhores procedimentos! Isso porque o clareamento com moldeira pode ser feito em casa, com o uso de uma moldeira de silicone, elaborada pelo dentista, para que a pessoa possa usá-la acompanhar de um gel clareador a base de substâncias, como peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.
Dessa forma, esse tipo de clareamento oferece ótimos resultados, entretanto, eles são mais lentos, sendo necessário o uso da moldeira por algumas horas durante o dia, por cerca de 15 dias. Além disso, o dentista é quem deve orientar a quantidade de produto a ser usado durante o tempo de tratamento.
3 – Fitas de clareamento dental
Um ótimo tratamento, as fitas de clareamento dental distribuem uma fina camada de gel de peróxido de hidrogênio em fitas plásticas, criadas para ajustar as superfícies dos dentes. Sendo assim, é possível embranquecer os dentes em um ou dois tons.
Normalmente, o uso das fitas é feito diariamente, por cerca de 30 minutos, após a escovação dos dentes. Por isso, sua utilização deve ser feita com a orientação do dentista, pois a prática pode causar sensibilidade nos dentes, além de irritação ou inflamação nas gengivas.
4 – Clareamento com creme dental
O clareamento com creme dental pode ser feito em casa, diariamente, a cada escovação. Ele permite clarear os dentes em casa de um ou dois tons. Esse creme dental deve ser indicado pelo dentista, que também irá orientar sobre como usar e por quanto tempo deve ser utilizada.
Normalmente, o creme dental para clareamento contém baixas quantidades de substâncias clareadoras, como peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, que reagem químicamente com os dentes. Além disso, ele também pode conter carbonato de cálcio ou alumina, que ajudam a remover manchas mais resistentes nos dentes.
5 – Bandejas de clareamento
Se você quer aprender como clarear os dentes, nada melhor do que usar as bandejas de clareamento. Elas consistem no preenchimento de uma bandeja com gel de clareamento, contendo peróxido de carbamida, sendo usado pelo paciente por 2 a 4 horas por dia.
Normalmente, o clareamento pode ser observado em pouco tempo, como alguns dias, e o tratamento pode ser realizado por até quatro semanas, conforme a orientação do dentista. Para isso, ele avalia o grau de clareamento desejado e a possibilidade de sucesso com o tratamento.
6 – Gel de clareamento
Muito conhecido no mundo odontológico, o gel de clareamento contém peróxidos, que permite o clareamento dos dentes em um ou dois tons, e podem ser aplicados com a escova de dentes diretamente na superfície dentária.
Além dessa prática, é possível usar o gel de clareamento em moldeiras, fitas ou bandejas de clareamento dental. Entretanto, é importante ressaltar que elas devem sempre ser usadas individualmente, conforme as orientações do dentista.
7 – Enxaguante bucal clareador
Por fim, trouxemos uma das maneiras mais práticas para aprender como clarear os dentes, os enxaguantes bucais clareadores. Neles, podemos encontrar peróxido de hidrogênio, que favorece o clareamento dentário, embora seja mais lento que outras opções, pois o tratamento pode demorar até 3 meses para ser observado.
Além disso, os enxaguantes bucais de clareamento podem ser usados no bochecho, durante duas vezes ao dia, por cerca de 60 segundos, após a escovação dos dentes.
Veja também: