Apps que vão te ajudar a monitorar seu ciclo menstrual

Apps que vão te ajudar a monitorar seu ciclo menstrual

Descubra como os apps podem te ajudar a entender seu corpo e sua saúde menstrual

Anúncios

Monitorar seu ciclo menstrual é muito importante para que você fique de olho na sua saúde. Você sabia que variações anormais no seu ciclo podem ser indicativas de que há algum problema? Distúrbios hormonais e síndrome do ovário policístico são algumas doenças que podem ser evitadas caso você faça um bom monitoramento.

Anúncios

Além disso, quando você fica de olho na sua menstruação, também consegue identificar quais são seus períodos mais férteis. Assim, pode se planejar para engravidar ou ficar de olho em métodos de controle de natalidade, caso não seja seu interesse colocar uma criança no mundo.

Como monitorar o ciclo menstrual?

Uma das melhores formas de ter o controle sobre o período de sua menstruação é através de aplicativos dessa área. No geral, eles são fáceis de usar e precisos em relação ao início e fim do seu período menstrual. Além disso, eles te indicam em quais períodos você está ovulando e podem rastrear alguns sintomas referentes à menstruação, como cólicas.

Separamos uma lista com os melhores apps para monitorar seu ciclo menstrual para que você faça esse acompanhamento de forma completa.

FLO

Imagem: Google Play

O FLO é um app muito popular entre as mulheres e não é para menos. Afinal, ele foi desenvolvido por um conjunto de especialistas líderes em saúde e medicina. Com esse aplicativo, você consegue fazer o acompanhamento do seu ciclo menstrual e ainda compartilhar dados com seu parceiro, caso queira, para que ele também possa ver atualizações de seu período fértil.

Anúncios

Ao baixar o FLO, você terá em seu smartphone uma solução completa para todas as questões de saúde e bem-estar feminino. Ele também te mostrará um rastreamento completo de sua menstruação, como a data e duração do início dela. Outros detalhes que você verá na plataforma são: janela fértil, dias de pico de ovulação e sintomas de TPM.

Disponível para sistemas iOS e Android, na App Store e Google Play.

Leia também: Aplicativos de Teste de Gravidez

CLUE

Imagem: Google Play

Com o CLUE, você fica em total sintonia com o seu corpo. Isso porque o app te ajuda a monitorar seu período, fertilidade e experiências relacionadas ao ciclo menstrual com precisão. Se você estiver tentando engravidar ou passando por mudanças hormonais no período pré-menopausa, esse aplicativo será um ótimo aliado oferecendo tudo o que você precisa para essa transição.

O CLUE também te ajuda a dizer adeus para aqueles meses em que você fica sem saber se a sua menstruação virá ou não em determinado dia. Além disso, o app oferece padrões de acompanhamento de corpo para que você possa entender as nuances de seu ciclo, como sentimentos, TPM, desejos, dores e desejo sexual.

Disponível para sistemas iOS e Android, na App Store e Google Play.

Teen Period Tracker 

Imagem: Google Play

Outro app bem assertivo para você que deseja monitorar seu ciclo menstrual é o Teen Period Tracker. Embora ele tenha um foco em ajudar adolescentes que estão novas nesse universo, também pode ser usado por mulheres adultas. O aplicativo oferece um calendário de período e ovulação inteligente para que você não perca nenhum detalhe de sua menstruação.

O Teen Period Tracker oferece guias com vídeos para tirar todas as dúvidas que possam ter sobre essa fase da vida. Além disso, a plataforma conta com um recurso de bate-papo para que questionamentos mais pessoais sejam respondidos. O app possui dados coletados de equipes médicas. Sendo assim, você pode ficar tranquila de que vai receber orientações corretas.

Disponível para sistemas iOS e Android, na App Store e Google Play.

OVIA

Imagem: Google Play

O OVIA é um aplicativo feito para mulheres de todas as idades. Através dele, você acompanha não apenas sua menstruação e momentos de ovulação, mas também consegue fazer o monitoramento de sua menopausa. E se você tem menstruações irregulares, não se preocupe, pois o app é um preditor preciso até para mulheres com esse perfil.

Além disso, o algoritmo do OVIA é baseado em pesquisas de fertilidade, o que ajuda você inclusive a cronometrar relações sexuais. Também é válido mencionar que com esse aplicativo, você consegue fazer o acompanhamento de sua temperatura corporal basal, fluido cervical e medicamentos.

Disponível para sistemas iOS e Android, na App Store e Google Play.

Spot On

Imagem: Google Play

O último aplicativo de nossa lista que vai te ajudar a monitorar seu ciclo menstrual é o Spot On. Esse app te oferece alertas de quando se preparar para sua menstruação, de quando tomar remédios de controle de natalidade e de quando você estiver ovulando. Nele, também é possível contar com a ajuda de profissionais para tirar suas dúvidas sobre o tema.

Você também pode acompanhar seu fluxo, desde manchas até dias leves e intensos. Use o app também para ficar de olho em sintomas, como fadiga e cólicas. Para que você saiba o quão seguro é o Spot On, precisamos destacar o fato de que ele foi desenvolvido com apoio de educadores sexuais de classe mundial da Planned Parenthood.

Disponível para sistemas iOS e Android, na App Store e Google Play.

Pronta para ficar de olho na sua menstruação?

Quando o assunto é saúde da mulher, uma das áreas que merecem a sua atenção é a menstruação e os apps que citamos vão te ajudar muito com isso. Não existe um que seja melhor, mas sim um que você vai se adaptar mais. Por isso, mostramos várias opções para você escolher um que não vai mais te fazer perder o dia do início de seu ciclo menstrual. 

Compartilhar:

foto do autor

Pedro Bala

Sou um redator sênior com quase 30 anos de experiência em departamentos de jornalismo de rádios, estúdios de produção publicitária, portais de notícias e blogs variados. Atualmente, sou diretor de conteúdo na Job Holding, CEO do portal Bolha Crypto, roteirista na Invicto Solar e apresentador do podcast Bolha Crypto Drops no Spotify.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para manutenção automotiva

Aplicativos para manutenção automotiva

Anúncios Os aplicativos para manutenção automotiva são aquela mão na roda de quem precisa cuidar do automóvel e não sabe por onde começar. Isso porque facilitam a vida dos condutores e proprietários de veículos ...
Continue lendo →
Aplicativos de localizador de carro

Aplicativos de localizador de carro

Anúncios Com os aplicativos de localizador de carro você nunca mais vai precisar passar sufoco quando não souber onde está o seu veículo. Seja porque sofreu um roubo ou porque esqueceu onde estacionou em ...
Continue lendo →
Tricô

Tricô e bordado: aprenda tudo com estes apps!

Anúncios Estas deliciosas técnicas de criar tecidos a partir de fios entrelaçados podem ser verdadeiras terapias! Além de criar cachecóis, suéteres, mantas e meias, também é possível fazer bonecos e outros objetos totalmente personalizados. ...
Continue lendo →