10 coisas que você não sabe sobre energia solar

10 coisas que você não sabe sobre energia solar

A energia solar é uma opção mais sustentável para gerar eletricidade, e tem se tornado uma opção cada vez mais vantajosa economicamente. Apesar disso, ela é uma tecnologia consideravelmente nova e, por isso, muitos mitos e dúvidas sobre ela ainda existem.

Anúncios

Conforme dados da ABSOLAR, a energia solar representa 1,7% da matriz energética brasileira. Quando comparado a outros países, o número ainda é pequeno, mas, estima-se que esse número dobre até o final da década, afinal, a instalação dos painéis fotovoltaicos está cada dia mais acessível.

Anúncios

Sendo assim, trouxemos algumas informações que você precisa saber sobre energia solar. Dessa forma, fica mais fácil planejar o seu sistema fotovoltaico. Inclusive, até o fim de 2022, existe uma isenção de taxas para quem deseja instalar esse tipo de serviço na sua casa. Por isso, não perca a oportunidade!

10 informações essenciais sobre energia solar

Atualmente, a energia solar é destaque na matriz energética de muitos países. Isso porque ela representa uma geração mais acessível, usando um recurso inesgotável: o sol. Sendo assim, confira 10 fatos sobre a energia solar antes de instalar o seu painel fotovoltaico!

1 – Qual é a vida útil das placas fotovoltaicas?

Em suma, as placas fotovoltaicas possuem vida útil média entre 20 a 30 anos. Paralelamente, caso haja uma boa manutenção e cuidados adequados, é provável que elas durem ainda mais, garantindo uma boa produtividade. Entretanto, as placas atuais tem um padrão estipulado pelos fabricantes de até 30 anos de validade.

2 – A eficiência da geração

Hoje, é possível gerar uma grande quantidade de energia com uma única placa. Entretanto, a eficiência delas é baixa, sendo em médio de 14 a 16%. Dessa forma, é necessário a construção de um sistema que contenha diversas placas, para garantir a produção correta de energia.

3 – Rendimento das placas

Quando é feito o dimensionamento do sistema de geração fotovoltaica, é prevista uma perda de envelhecimento das placas. Dessa forma, a perda anual é de 0,8% ao ano.

Anúncios

4 – O sombreamento prejudica a geração de energia solar?

Sim! O sombreamento prejudica muito a geração de energia solar. Por isso, é importante estudar detalhadamente a variação da posição do sol ao longo do dia e durante as épocas do ano. Dessa forma, é possível verificar os pontos mais críticos, além do percentual de redução na geração de energia solar.

Entretanto, vale ressaltar que a perda pode ser diminuída, através de isolamentos nas partes atingidas por uma abertura de novas strings, além de um melhor projeto de dimensionamento do inversor.

5 – Posição das placas

Quando pensamos em instalar um sistema fotovoltaico, logo pensamos sobre a posição das placas, uma dúvida super comum. Neste sentido, para garantir a melhor orientação das placas e obter a melhor radiação durante o ano inteiro, elas devem estar sempre voltadas para o norte. 

Entretanto, essa diferença na posição das placas tende a ser insignificante, ou seja, ela pode ser compensada com a instalação de mais placas. Além disso, para consertar pequenas inclinações, é recomendado usar diversas placas adicionais, que também devem estar voltadas para o norte.

6 – A energia solar requer fácil instalação

Diferente de outros sistemas, como o elétrico, a energia solar não precisa de estruturas muito complexas. Geralmente, a estrutura do local pode ser facilmente adaptada para receber as placas, diminuindo o custo total da obra.

Além disso, geralmente, são necessários somente os painéis solares, cabos de ligação e um equipamento central, chamado de inversor de tensão. Por isso, não pense que você vai gastar muito com a instalação de um sistema de energia solar.

7 – A energia solar não é gerada pelo calor do sol

Diferente do que muitos pensam, a energia solar não funciona devido ao calor gerado pelo sol. Na verdade, para gerar energia, a luz e a radiação solar na atmosfera são os grandes responsáveis pela produção de energia fotovoltaica.

8 – A energia solar pode ser monitorada pela internet

Uma grande curiosidade sobre energia solar é que alguns equipamentos de geração possibilitam conexão com a internet. Dessa forma, é possível monitorar online o desempenho e produção do seu sistema fotovoltaico. Para isso, basta ter um smartphone e uma conexão Wi-Fi.

9 – O sistema de geração fotovoltaico funciona com chuva?

Sim! O efeito solar que gera a energia elétrica ocorre pela irradiação solar. Neste caso, mesmo em períodos de chuva – ou quando o tempo está nublado – será possível gerar energia elétrica. Entretanto, o rendimento de geração pode cair entre 10 a 30%. Por outro lado, caso o sistema seja atingido por fortes chuvas, pode ser que a geração pare temporariamente.

Leia mais: 5 aplicativos para rastrear celular pelo número

10 – As placas solares são resistentes a granizo?

Sim! Uma das maiores curiosidades sobre energia é que as placas fotovoltaicas são resistentes ao granizo. Isso acontece porque elas contam com a proteção de um vidro temperado de 4 mm de espessura. Entretanto, caso as placas sofram impactos devido a tempestades ou outros fenômenos climáticos graves, os danos podem ser grandes.

Compartilhar:

foto do autor

Bruno de Lima

Formado em marketing e publicidade, atua como redator, contando com suas habilidades para entregar conteúdos de valores e que venham agregar na sociedade.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para manutenção automotiva

Aplicativos para manutenção automotiva

Anúncios Os aplicativos para manutenção automotiva são aquela mão na roda de quem precisa cuidar do automóvel e não sabe por onde começar. Isso porque facilitam a vida dos condutores e proprietários de veículos ...
Continue lendo →
Aplicativos de localizador de carro

Aplicativos de localizador de carro

Anúncios Com os aplicativos de localizador de carro você nunca mais vai precisar passar sufoco quando não souber onde está o seu veículo. Seja porque sofreu um roubo ou porque esqueceu onde estacionou em ...
Continue lendo →
Tricô

Tricô e bordado: aprenda tudo com estes apps!

Anúncios Estas deliciosas técnicas de criar tecidos a partir de fios entrelaçados podem ser verdadeiras terapias! Além de criar cachecóis, suéteres, mantas e meias, também é possível fazer bonecos e outros objetos totalmente personalizados. ...
Continue lendo →