Precisa fazer planilhas? Estes são os melhores apps

Precisa fazer planilhas? Estes são os melhores apps

Hora de colocar ordem em casa. E nos dados, também.

Anúncios

Sabe por que fazer planilhas é tão importante? Porque todos os cargos e empresas podem melhorar a produtividade com elas. Em vez de fazer anotações e registros manualmente, por que não criar fórmulas para automatizar ao máximo todo o processo, não é mesmo? 

Anúncios

Para produzir cada vez mais e agilizar a sua vida, nada melhor que baixar os melhores programas para a tarefa. Este artigo reúne as opções mais populares do mercado para que você não tenha de perder mais tempo procurando por aí. 

Alguns motivos para você baixar apps de planilhas 

A tecnologia ainda é um tabu para você? Não se preocupe. As razões abaixo certamente farão você mudar de ideia: 

  • Organização financeira: Em vez de fazer contas de cabeça ou colocá-las na ponta do lápis, que tal fazê-las no PC ou no smartphone? Planilhas financeiras podem ser criadas para tornar o controle de ganhos e gastos ainda mais robusto e eficiente; 
  • Colaboração: Se você precisa trabalhar em um projeto com outras pessoas, é possível compartilhar planilhas e, em alguns casos, permitir que duas ou mais pessoas as operem simultaneamente, aumentando a produtividade; 
  • Praticidade: Acesse as suas informações de maneira conveniente em seu PC ou smartphone e grave os dados na nuvem; 
  • Análise de dados: Por meio de fórmulas e gráficos, você pode analisar rapidamente dados e tirar conclusões em um espaço de tempo muito mais curto que o trabalho manual.  

Os melhores apps de planilhas 

Hora de baixar os melhores apps e fazer as suas planilhas sem complicações! 

Microsoft Excel 

Imagem: Neowin

Não seria justo começar as recomendações sem mencionar o Excel, aplicativo de planilhas mais usado em todo o mundo. Desenvolvido pela Microsoft desde 1985, ele sofreu várias melhorias em termos de interface e usabilidade ao longo do tempo, e hoje faz parte do pacote Microsoft 365 (antigamente conhecido como Office 365). 

Anúncios

Por meio de uma assinatura mensal, você pode fazer download do software para PC e utilizar suas fórmulas, gráficos e sistemas de análise da dados. Se você quiser acessá-lo diretamente na nuvem, saiba que o Microsoft 365 disponibilizou gratuitamente toda a sua suíte gratuitamente nessa versão. Basta entrar com sua conta Microsoft e acessar as ferramentas pelo navegador.  

Embora pessoas de todos os níveis de habilidade possam utilizá-lo, as suas funções mais avançadas exigem algum grau de estudo até que sejam completamente dominadas. E essa regra se estende para todos os seus concorrentes, sem exceção. 

Planilhas Google 

Imagem: TechTudo

Este é um dos maiores concorrentes da Microsoft quando o assunto são planilhas online. A solução na nuvem do Google é extremamente leve e robusta e, assim como o Excel, é compatível com PC e smartphone. 

Em vez de uma interface mais complexa e elaborada, o Google optou por uma pegada mais minimalista e simplificada. Entretanto, as funcionalidades são praticamente idênticas. O sistema de fórmulas é o mesmo do Excel e também é possível compartilhar o documento com outras pessoas. 

Além disso, você pode fazer o download da planilha no formato padrão do Excel (.xlsx), se desejar. Essa é uma funcionalidade interessante se você pretende disponibilizar as informações contidas no arquivo para outra pessoa que não utilize o Planilhas Google no dia a dia. 

LibreOfficeCalc 

Imagem: Ask LibreOffice 

O LibreOffice Calc é uma opção gratuita e de código aberto oferecida no pacote LibreOffice – um dos maiores concorrentes independentes do Microsoft 365. Sua interface não é tão intuitiva quanto os demais, porém, depois de algum tempo, todos se acostumam a ela. 

Trata-se de um projeto de longuíssima data. Tudo começou em 1985, quando o aplicativo de escrita ainda era chamado StarWriter e rodava apenas no Amstrad CPC. Em 1993, a versão 1.0 do software foi finalmente lançada para Windows; desde então, o que antes era bastante limitado se tornou uma verdadeira suíte nos padrões do antigo Office. 

Leia também: Melhores Aplicativos que Ajudam na Dieta

Fórmulas, gráficos e análise de dados também estão no LibreOffice Calc, bem como várias outras funcionalidades interessantes que tornam a produtividade ainda mais fluida. No entanto, não há suporte nativo para arquivos na nuvem – e isso pode ser um tanto quanto limitador para alguns cenários de uso. 

OnlyOffice Calc 

Imagem: OnlyOffice 

A suíte OnlyOffice é gratuita e, diferentemente do LibreOffice, é baseada na nuvem. O aplicativo para download possui uma interface bastante limpa e agradável, além de atalhos convenientes que tornam a vida mais fácil. 

Grande parte dos recursos do Excel fazem parte deste software, que pode ser usado tanto por empresas como por pessoas físicas sem grandes dificuldades. Seu aplicativo para mobile também é bastante interessante e oferece funcionalidades robustas na palma da sua mão. 

Mesmo não sendo uma ferramenta tão popular como o Excel ou o Planilhas Google, é perfeitamente capaz de executar qualquer tarefa que seus concorrentes seriam capazes de fazer. 

Qual aplicativo de planilhas escolher? 

A resposta para esta pergunta é relativamente simples. Todos os aplicativos informados acima são muito bons e capazes de fazer planilhas do jeito que você quiser; no entanto, alguns deles se destacam por conta de sua popularidade. 

O Microsoft Excel e o Planilhas Google são, de longe, os mais utilizados neste quesito. Sendo assim, compartilhar planilhas com outros usuários por meio desses dois softwares será uma tarefa bem mais fácil que pelo LibreOffice ou pelo OnlyOffice.  

Contudo, se este detalhe não for importante para você ou para a sua empresa, qualquer uma das quatro opções certamente atenderá às suas necessidades.

Estude

Aprender a trabalhar com fórmulas no Excel é um verdadeiro divisor de águas. Muitas tarefas cansativas se tornam um passeio no parque durante o outono. Isso é especialmente importante se você opera com finanças; uma vez bem executada, a planilha jamais cometerá erros de conta e, com isso, sua saúde financeira permanecerá incólume. 

Todos os apps mencionados acima fazem uso das mesmas fórmulas. Portanto, se você estudar Excel, saberá usar todos os outros muito bem – sem exceções. Verdade seja dita, quando você aprender fórmulas avançadas, dará pouca importância à interface. 

Qual aplicativo de planilhas você usa em casa ou na sua empresa? E qual você prefere?  

Compartilhar:

foto do autor

Rafael Motta

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para manutenção automotiva

Aplicativos para manutenção automotiva

Anúncios Os aplicativos para manutenção automotiva são aquela mão na roda de quem precisa cuidar do automóvel e não sabe por onde começar. Isso porque facilitam a vida dos condutores e proprietários de veículos ...
Continue lendo →
Aplicativos de localizador de carro

Aplicativos de localizador de carro

Anúncios Com os aplicativos de localizador de carro você nunca mais vai precisar passar sufoco quando não souber onde está o seu veículo. Seja porque sofreu um roubo ou porque esqueceu onde estacionou em ...
Continue lendo →
Tricô

Tricô e bordado: aprenda tudo com estes apps!

Anúncios Estas deliciosas técnicas de criar tecidos a partir de fios entrelaçados podem ser verdadeiras terapias! Além de criar cachecóis, suéteres, mantas e meias, também é possível fazer bonecos e outros objetos totalmente personalizados. ...
Continue lendo →