Adeus, estresse: dicas que podem aliviar o fardo do dia a dia

Adeus, estresse: dicas que podem aliviar o fardo do dia a dia

Sim - viver com mais leveza é possível! E a mudança pode começar nesse exato momento.

Anúncios

O estresse é considerado “o mal do século”, e essa fama não existe sem motivo. Afinal, ele está diretamente associado à ocorrência de vários problemas de saúde, como infartos, acidente vascular cerebral (AVC), depressão e ansiedade.

Anúncios

Bilhões de pessoas ao redor do mundo sofrem pesadamente com o estresse, e isso tem chamado bastante a atenção das autoridades. Em 2002, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um relatório sobre o tema em ambientes de trabalho, apontando que trata-se de um problema de escala global que merece ser observado com olhares mais empáticos e atentos.

Quais as principais causas do estresse?

Acredite, o estresse, apesar de afetar inicialmente apenas o psicológico, pode causar danos perigosos à saúde física. Essa é uma relação dos principais problemas relacionados a essa condição e que podem enterrar a sua qualidade de vida:

  • Empregos inapropriados: Infelizmente, escapar das amarras dos maus empregadores é um verdadeiro desafio em qualquer lugar. Longas horas de expediente, pressão constante e ambientes de trabalho exageradamente competitivos podem levar ao estresse crônico;
  • Relações pessoais: Relacionamentos infelizes com cônjuges, amigos ou colegas próximos pode ter um peso maior do que você é capaz de suportar depois de algum tempo;
  • Problemas financeiros: Quase todo mundo está sujeito a dificuldades econômicas em algum momento. Esse fator costuma depositar grandes doses de estresse na mente das pessoas, podendo levar, inclusive, ao desenvolvimento de sérios distúrbios psicológicos;
  • Problemas de saúde: Algumas patologias podem ser bastante complicadas de serem tratadas, o que causa muito estresse e dor de cabeça ao paciente. Caso a pessoa não saiba lidar direito com a situação, poderá atrapalhar a sua recuperação.

É possível reduzir o estresse?

Claro que sim! Embora algumas situações pareçam “irremediáveis”, a verdade é que a forma como se lida com elas representa metade (ou mais) de sua solução. Uma cabeça pensante, ponderada, firme e equilibrada é capaz de mitigar o estresse e abraçar o nirvana após algum tempo.

As pessoas se tornam reféns de si mesmas, mas é sempre possível dar a volta por cima e voltar a sorrir como nunca! Algumas dicas, embora possam parecer simples ou óbvias demais, certamente farão a diferença se você as abraçar de corpo e alma:

Faça atividades físicas

Não é magia. É ciência! Fazer atividades físicas ajuda (e muito) a aliviar o estresse, uma vez que promove a liberação de endorfina – o famoso “hormônio da felicidade”. Ele tem características analgésicas e antidepressivas. Isso significa que, além de melhorar o seu humor e reduzir o fardo emocional, poderá reduzir incômodos físicos, também.

Anúncios

Além disso, treinar regularmente ajuda a regular o sono devido à liberação de cortisol, um hormônio que é liberado naturalmente pelo corpo para combater os sintomas do estresse. Caso você sofra de insônia por conta dessa condição, lembre-se de que colocar o esqueleto para se mover pode funcionar melhor que muitos medicamentos.

Atividades aeróbicas e de força podem ser executadas para reduzir o estresse. Porém, antes de começar qualquer treinamento, é importante consultar o médico e fazer um check-up completo.

Leia também: Saiba como Investir no Exterior: Vantagens e Riscos (greywindinc.com)

Lembre-se de fazer atividades que gosta. Caso contrário, poderá estressar-se em vez de buscar alívio.

Aprenda a meditar

Meditação é uma atividade recomendada por psicólogos e psiquiatras em todo o mundo para minimizar os danos causados pelo estresse. Estudos científicos apontam que esses momentos de introspecção e autocontemplação podem ter efeitos maravilhosos no longo prazo.

Existem diversas técnicas de meditação: mindfulness, guiada, transcendental, vipassana e zen estão entre as mais consolidadas. Existem vários guias gratuitos incríveis no YouTube e em outras plataformas de streaming de vídeos, além de milhares de livros sobre o tema.

No entanto, se puder investir um pouco para o seu relaxamento interior, o aplicativo Headspace (disponível no Google Play e na App Store) pode ajudar você a dar os primeiros passos. Profissionais altamente qualificados explicam, de maneira bastante completa e delicada, como desenvolver sua atenção plena.

Antes de meditar, não se esqueça de ficar em um local silencioso e sem perturbações externas. A atenção precisa ser totalmente voltada a você.

Pratique yoga

Yoga significa “união” em sânscrito, Ele é um conjunto de técnicas que busca encontrar o equilíbrio perfeito entre corpo e mente. Uma de suas vantagens é a de se tratar de uma arte bastante completa. Além de condicionar melhor a forma física, ajuda a manter o estresse sob controle, melhora a concentração e ensina a lidar melhor com o tempo – uma das principais dificuldades enfrentadas por qualquer ser humano.

Existem academias de yoga, que são muito interessantes para você criar laços com outras pessoas que também se encontram em situações similares à sua. Mas se preferir treinar em casa, não tem problema. Escolha uma música adequada, prepare os equipamentos e aproveite alguns minutos de paz.

Existem vários tutoriais excelentes na internet para você praticar. Lembre-se: não se cobre, caso tenha dificuldades para executar certos movimentos. Yoga é o exato oposto de ansiedade ou urgência.

Busque ajuda profissional

Décadas atrás, os antigos acreditavam que ir ao psicólogo ou ao psiquiatra era algo extremamente negativo. Eram injustamente chamados de “médicos de malucos” ou coisas ainda piores. Felizmente, tanto os tratamentos como a mentalidade das pessoas evoluiu drasticamente ao longo das décadas.

Pode ser que colocar para fora todas as suas frustrações seja uma das melhores ideias da sua vida. Já experimentou fazer uma consulta com um psicólogo? Ou, dependendo da gravidade do seu problema, já cogitou em contá-lo para um psiquiatra?

Certas condições, como depressão ou transtorno de ansiedade, podem exigir tratamentos com medicamentos controlados para serem tratadas adequadamente. Escapar da responsabilidade de tratá-las só tornará o processo ainda mais difícil. Permita-se viver sem precisar sofrer desnecessariamente.

Delegue funções

Muitos profissionais e donas-de-casa sofrem de grande estresse por acumularem mais funções e responsabilidades do que deveriam. Em vez de fazer tudo sozinho, que tal delegar funções para seus colegas e familiares?

Além de tornar as tarefas mais rápidas de serem concluídas, duas ou mais cabeças são melhores do que uma. Soluções criativas e ideias incríveis costumam nascer em meio às dificuldades.

Desabafe conosco!

Como a vida tem tratado você? Como você tem tratado a sua vida nos últimos anos? Deixe seu desabafo nos comentários! Trocar experiências é libertador.

Compartilhar:

foto do autor

Rafael Motta

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para manutenção automotiva

Aplicativos para manutenção automotiva

Anúncios Os aplicativos para manutenção automotiva são aquela mão na roda de quem precisa cuidar do automóvel e não sabe por onde começar. Isso porque facilitam a vida dos condutores e proprietários de veículos ...
Continue lendo →
Aplicativos de localizador de carro

Aplicativos de localizador de carro

Anúncios Com os aplicativos de localizador de carro você nunca mais vai precisar passar sufoco quando não souber onde está o seu veículo. Seja porque sofreu um roubo ou porque esqueceu onde estacionou em ...
Continue lendo →
Tricô

Tricô e bordado: aprenda tudo com estes apps!

Anúncios Estas deliciosas técnicas de criar tecidos a partir de fios entrelaçados podem ser verdadeiras terapias! Além de criar cachecóis, suéteres, mantas e meias, também é possível fazer bonecos e outros objetos totalmente personalizados. ...
Continue lendo →