Connect with us

Dicas da Rico

8 dicas para ter dentes sempre saudáveis

Cuidar dos dentes é essencial, tanto para a estética quanto para a saúde bucal. Além disso, algumas ações diárias podem ajudar a evitar muitas doenças e desconfortos, assim como problemas mais sérios. Se você está em busca de uma melhor saúde bucal, então está no lugar certo! Neste post vamos dar todas as dicas para ter dentes sempre saudáveis.

Published

on

PUBLICIDADE

Cuidar dos dentes contribui para a saúde de toda a boca. Por isso, algumas dicas diárias sobre ações para realizar são recomendadas para que os dentes se mantenham sempre limpos. Além disso, muitas pessoas têm dúvidas sobre quantas vezes deve escovar os dentes por dia, como realizar a limpeza, quais alimentos são bons para os dentes, entre outros.

Se você também possui este tipo de dúvida e não sabe se está cuidando da saúde da sua boca da forma correta, continue conosco. Neste post, você irá encontrar 8 dicas que irão te ajudar a solucionar todas as suas dúvidas a respeito do assunto. Continue lendo para saber mais!

Veja agora 8 dicas preciosas para melhorar a saúde de seus dentes

1 – Coma frutas e vegetais diariamente

Algumas frutas e vegetais, como maçã ou cenoura, fazem bem aos dentes porque são ricos em água, fibra, vitaminas e minerais e como demoram muito tempo a ser mastigados, principalmente quando são ingeridos crus, estimulam a produção de saliva e promovem uma limpeza mecânica dos dentes, que é muito importante para limpar os dentes, protegendo das bactérias. (Confira 7 alimentos que ajudam na saúde dos dentes).

2 – Mastigue chiclete sem açúcar uma vez ao dia

Xilitol. É essa palavra que você vai procurar na embalagem do próximo chiclete que for comprar. Ele é o adoçante natural mais recomendado pelos dentistas que entra no lugar do açúcar e previne a cárie. O ato de mascar o chiclete estimula a produção de saliva, elimina bactérias que querem grudar de qualquer jeito nos dentes e ainda previne aquele mau hálito nada agradável.

3 – Escove os dentes do jeito certo

Realizar uma boa escovação dos dentes é essencial para limpá-los de modo correto. Realize movimentos circulares de modo suave e faça a escovação por aproximadamente dois minutos. Isso irá ajudar a remover a placa. Além disso, contribuirá para conseguir retirar toda a sujeira e restos de comida, evitando a proliferação de bactérias, incômodos na gengiva e o mau hálito. Faça a escovação com atenção para ter sempre uma boa saúde bucal.

PUBLICIDADE

4 – Beber água também é importante para a saúde bucal

Além de fazer bem para a saúde de forma geral, de repor os líquidos perdidos, entre outros, a água também é importante para manter uma boa saúde bucal. Desse modo, ela contribui para ter dentes sempre limpos. Cada vez que você ingere um copo de água, sobras de bactérias que estavam acumuladas nos dentes e na boca são engolidas. Além disso, o flúor adicionado na água também contribui para dar uma proteção a mais aos dentes e combater os ácidos que acabam corroendo o esmalte e facilitando o aparecimento da cárie.

5 – Complemente a limpeza com enxaguante bucal

Para ter dentes sempre saudáveis, você também deve utilizar enxaguante bucal. Desse modo, ele é um complemento que deve estar sempre presente em sua rotina. O enxaguante irá ajudar a remover qualquer placa que tiver sobrado após a escovação dos dentes e do uso do fio dental. Ainda, auxilia para diminuir a presença de mau hálito.

6 – Evite a ingestão de alimentos açucarados e ácidos

O açúcar é um grande vilão da saúde bucal. Ao entrar em contato com o ambiente da boca, ele se converte em ácido, e isso pode acabar corroendo o esmalte dos dentes. Ademais, são esses ácidos que geram as cáries. Ainda, não são apenas doces que podem contribuir para o aparecimento de cáries, como também frutas, cafés e chás ácidos, pois acabam desgastando o esmalte dos dentes. Evitar totalmente esses alimentos é impossível, porém diminua o consumo dos doces e de outros itens ácidos e sempre escove os dentes.

7 – Use os dentes apenas para mastigar alimentos

Remover tampas, mastigar gelo e rasgar embalagens, entre outros, pode causar danos irreversíveis aos seus dentes. Portanto, evite.

8 – Troque a sua escova de dentes de três em três meses

Como qualquer outro objeto, a sua escova de dentes perde a eficiência com o tempo. Por conta do uso, as cerdas vão ficando mais desgastadas e menos eficazes para remover sujeira. Sendo assim, o ideal é trocar a sua escova de dentes de três em três meses.

Leia mais: 5 dicas para o cuidados com a pele

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS POPULARES

Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Descubra quais são os carros mais econômicos do Brasil