8 dicas para ter dentes sempre saudáveis

8 dicas para ter dentes sempre saudáveis

Cuidar dos dentes é essencial, tanto para a estética quanto para a saúde bucal. Além disso, algumas ações diárias podem ajudar a evitar muitas doenças e desconfortos, assim como problemas mais sérios. Se você está em busca de uma melhor saúde bucal, então está no lugar certo! Neste post vamos dar todas as dicas para ter dentes sempre saudáveis.

Anúncios

Cuidar dos dentes contribui para a saúde de toda a boca. Por isso, algumas dicas diárias sobre ações para realizar são recomendadas para que os dentes se mantenham sempre limpos. Além disso, muitas pessoas têm dúvidas sobre quantas vezes deve escovar os dentes por dia, como realizar a limpeza, quais alimentos são bons para os dentes, entre outros.

Anúncios

Se você também possui este tipo de dúvida e não sabe se está cuidando da saúde da sua boca da forma correta, continue conosco. Neste post, você irá encontrar 8 dicas que irão te ajudar a solucionar todas as suas dúvidas a respeito do assunto. Continue lendo para saber mais!

Brasil Sorridente: Veja como conseguir implante dentário pelo SUS


O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, oferece oportunidades às pessoas carentes de conseguir implantes dentários totalmente de graça pelo SUS.

Veja agora 8 dicas preciosas para melhorar a saúde de seus dentes

1 – Coma frutas e vegetais diariamente

Algumas frutas e vegetais, como maçã ou cenoura, fazem bem aos dentes porque são ricos em água, fibra, vitaminas e minerais e como demoram muito tempo a ser mastigados, principalmente quando são ingeridos crus, estimulam a produção de saliva e promovem uma limpeza mecânica dos dentes, que é muito importante para limpar os dentes, protegendo das bactérias. (Confira 10 alimentos que ajudam na saúde dos seus dentes).

2 – Mastigue chiclete sem açúcar uma vez ao dia

Xilitol. É essa palavra que você vai procurar na embalagem do próximo chiclete que for comprar. Ele é o adoçante natural mais recomendado pelos dentistas que entra no lugar do açúcar e previne a cárie. O ato de mascar o chiclete estimula a produção de saliva, elimina bactérias que querem grudar de qualquer jeito nos dentes e ainda previne aquele mau hálito nada agradável.

3 – Não negligencie sua língua

A placa também pode se acumular na língua. Isso não só pode causar mau odor na boca, mas também pode levar a outros problemas de saúde bucal. Escove suavemente a língua sempre que escovar os dentes.

4 – Escove os dentes do jeito certo

Realizar uma boa escovação dos dentes é essencial para limpá-los de modo correto. Realize movimentos circulares de modo suave e faça a escovação por aproximadamente dois minutos. Isso irá ajudar a remover a placa. Além disso, contribuirá para conseguir retirar toda a sujeira e restos de comida, evitando a proliferação de bactérias, incômodos na gengiva e o mau hálito. Faça a escovação com atenção para ter sempre uma boa saúde bucal.

Anúncios

5 – Beber água também é importante para a saúde bucal

Além de fazer bem para a saúde de forma geral, de repor os líquidos perdidos, entre outros, a água também é importante para manter uma boa saúde bucal. Desse modo, ela contribui para ter dentes sempre limpos. Cada vez que você ingere um copo de água, sobras de bactérias que estavam acumuladas nos dentes e na boca são engolidas. Além disso, o flúor adicionado na água também contribui para dar uma proteção a mais aos dentes e combater os ácidos que acabam corroendo o esmalte e facilitando o aparecimento da cárie.

Descubra 7 tratamentos para clarear os dentes


Veja quais são os melhores tratamentos para deixar os dentes brancos e ter um sorriso perfeito!

6 – Complemente a limpeza com enxaguante bucal

Para ter dentes sempre saudáveis, você também deve utilizar enxaguante bucal. Desse modo, ele é um complemento que deve estar sempre presente em sua rotina. O enxaguante irá ajudar a remover qualquer placa que tiver sobrado após a escovação dos dentes e do uso do fio dental. Ainda, auxilia para diminuir a presença de mau hálito.

7 – Evite os palitos de dente

São frequentemente usados como substitutos do fio dental, mas essa é uma prática muito ruim. Com uso excessivo, eles podem machucar as gengivas, e não são capazes de substituir a eficiência no fio dental em limpar o espaço entre os dentes.

8 – Não abuse dos clareadores

Por mais que o intuito seja deixar os dentes mais brancos, com o uso muito frequentes, estes produtos podem danificar o esmalte dos dentes, e o tom branco dura pouco tempo, sendo substituído pouco tempo depois por um tom amarelado.

Leia mais: 5 dicas para o cuidados com a pele

Compartilhar:

foto do autor

Bruno de Lima

Formado em marketing e publicidade, atua como redator, contando com suas habilidades para entregar conteúdos de valores e que venham agregar na sociedade.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos assistentes virtuais para qualquer tarefa

Aplicativos assistentes virtuais para qualquer tarefa

Anúncios Você precisa de ajuda para gerenciar suas tarefas? Está cansado de se perder na rotina, mas não tem grana para investir em um assistente? Precisa se organizar melhor com os horários e demandas? ...
Continue lendo →

Aplicativos para dividir as despesas com os amigos

Anúncios Você precisa dividir a conta do bar com seus amigos, mas não sabe qual o valor certo? Está dividindo a casa com outras pessoas e quer gerenciar melhor as contas? Precisa de uma ...
Continue lendo →
Aplicativos para reconhecer Estrelas e Planetas

Aplicativos para reconhecer Estrelas e Planetas

Anúncios Talvez tenha até tentado identificá-los com um telescópio ou a olho nu, mas sem sucesso. A boa notícia é que agora você pode transformar seu smartphone em um planetário pessoal, com a ajuda ...
Continue lendo →