Atividades diárias para melhorar a saúde depois dos 50 anos

Atividades diárias para melhorar a saúde depois dos 50 anos

Descubra as 4 dicas essenciais para cuidar da sua saúde se você tem mais de 50 anos de idade.

Anúncios

Praticar atividades diárias é fundamental para a saúde, independentemente da idade. Entretanto, depois dos 50 anos, o corpo necessita de mais cuidados, pois com o passar dos anos, nosso sistema corporal muda e requer cuidados diferentes.

Anúncios

Seja com a menor mobilidade, cansaço ou outros desafios que as atividades diárias podem trazer, é preciso sempre deixar o corpo em movimento. Mas, o que poderia ser inserido no dia a dia para que essa rotina de exercícios possa ser prazerosa?

4 dicas para melhorar a saúde depois dos 50

Veja quais as atividades diárias você pode adicionar no seu dia a dia que vão ajudar a saúde:

Dê o pontapé inicial

Como primeiro passo, é importante ter em mente que os exercícios de baixo impacto são melhores para qualquer pessoa com mais de 50 anos – a menos, é claro, que você já tenha feito o trabalho.

Exercícios que melhoram a força física e desenvolvem a coordenação motora e o equilíbrio são importantes para essa faixa etária. Mas é sempre bom lembrar que as atividades mais eficazes são aquelas que você gosta de fazer, e isso deve ser levado em consideração. O momento precisa ser agradável e contínuo, não uma fonte de aborrecimento.

A atividade física regular pode reduzir o risco de depressão, doenças cardíacas, osteoporose e muitos outros problemas.

Anúncios

Faça caminhadas

A caminhada fortalece os músculos e articulações e aumenta a frequência cardíaca. É importante manter a postura ereta o máximo possível e usar calçados acolchoados, começando com viagens curtas e aumentando com o tempo. É também uma atividade que pode envolver interação social e é divertida para os adultos mais velhos.

Opte também pelo pilates e ioga

O Pilates desenvolve flexibilidade, força e promove a coordenação motora. Além disso, melhora a circulação sanguínea e ajuda a melhorar a postura.

A ioga, por outro lado, traz alguns benefícios semelhantes – como flexibilidade, força e postura – mas incorpora exercícios de estabilidade e equilíbrio, além de alongamento e tonificação dos músculos.

Que tal exercícios dentro da água

Hidroginástica e natação são atividades na água bastante completas, pois estimulam a movimentação de todos os músculos do corpo, aumentando a força e a resistência, essenciais para a manutenção do corpo na terceira idade. A água ainda é boa para relaxamento das articulações e alívio de dores corporais.

Coloque aquela bike parada para rodar

Andar de bicicleta é outra boa opção para quem tem mais de 50 anos, pois ajuda a fortalecer as articulações, principalmente nos joelhos, tornozelos e quadris, além de ajudar a reduzir as dores da artrite. Além disso, essa atividade trabalha os músculos das pernas e do abdômen.

Fortaleça o corpo com musculação

Por exemplo, uma série de acompanhamentos na academia pode se concentrar no fortalecimento dos músculos da região lombar e das pernas. No entanto, é importante enfatizar as repetições em vez dos pesos, pois cargas maiores podem causar dor e prejudicar corpos mais velhos.

Alongamento quando acorda já ajuda

O alongamento é um exercício essencial, que deve ser feito antes e depois de qualquer outra atividade física para evitar lesões. Também pode ser feito sozinho e tem como benefícios melhorar a amplitude de movimento, flexibilidade e reduzir a rigidez articular.

Leia mais: Conheça o El Plus – o aplicativo para assistir futebol de graça

Compartilhar:

foto do autor

Bruno de Lima

Formado em marketing e publicidade, atua como redator, contando com suas habilidades para entregar conteúdos de valores e que venham agregar na sociedade.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para manutenção automotiva

Aplicativos para manutenção automotiva

Anúncios Os aplicativos para manutenção automotiva são aquela mão na roda de quem precisa cuidar do automóvel e não sabe por onde começar. Isso porque facilitam a vida dos condutores e proprietários de veículos ...
Continue lendo →
Aplicativos de localizador de carro

Aplicativos de localizador de carro

Anúncios Com os aplicativos de localizador de carro você nunca mais vai precisar passar sufoco quando não souber onde está o seu veículo. Seja porque sofreu um roubo ou porque esqueceu onde estacionou em ...
Continue lendo →
Tricô

Tricô e bordado: aprenda tudo com estes apps!

Anúncios Estas deliciosas técnicas de criar tecidos a partir de fios entrelaçados podem ser verdadeiras terapias! Além de criar cachecóis, suéteres, mantas e meias, também é possível fazer bonecos e outros objetos totalmente personalizados. ...
Continue lendo →