Qual plataforma de streaming de músicas é a melhor? 

Qual plataforma de streaming de músicas é a melhor? 

Hora de encontrar a batida perfeita.

Anúncios

O tema deste artigo é um tanto quanto polêmico. Acontece que a concorrência entre as plataformas de streaming de músicas está cada vez mais acirrada e praticamente todas elas têm a maioria das coisas em comum. 

Anúncios

Entretanto, algumas delas têm diferenciais importantes que precisam ser considerados na hora da contratação. Cada pessoa possui anseios distintos na hora de abrir a carteira e puxar o cartão de crédito, afinal de contas.  

Entenda como cada aplicativo funciona, o que ele oferece e seus pontos fortes e negativos.

Spotify 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-13.png

Imagem: Google Play 

Esta lista não poderia abrir com outro software, não é verdade? O Spotify é, de longe, o aplicativo de streaming de músicas mais popular em todo o mundo, com centenas de milhões de usuários ativos mensalmente. 

Seu catálogo é realmente impressionante, algo perto de 82 milhões de faixas. É conveniente mencionar que esse número está em constante crescimento, uma vez que grandes nomes do meio artístico não param de aparecer. 

Anúncios

Seu aplicativo é bastante fácil de mexer e as faixas possuem altíssima qualidade. Coloque um ótimo par de fones de ouvido e aproveite cada momento.

Prós: 

  • Catálogo extenso; 
  • Boas aquisições estratégicas; 
  • 345 milhões de usuários mensais; 
  • Possui versão gratuita; 
  • Maior market share do mercado. 

Contras: 

  • Músicas constantemente entram e saem por questões de licenças de gravadoras, o que pode desagradar alguns fãs. 

Deezer 

Imagem: Microsoft 

Este poderoso aplicativo oferece streaming de músicas em altíssima qualidade, assim como o Spotify. Seu principal diferencial é a sua biblioteca, substancialmente mais extensa que a do seu concorrente, algo em torno de 90 milhões de faixas. 

Seu mecanismo de busca personalizado identifica artistas e faixas que podem ser do seu interesse. Para isso, informe durante o cadastro quais são os seus gêneros favoritos. 

Contudo, o aplicativo não é tão leve quanto o Spotify e, de vez em quando, não funciona tão bem como deveria. 

Prós: 

  • Possui uma das maiores bibliotecas de músicas do mercado; 
  • É possível utilizá-lo gratuitamente ou por meio de assinatura; 
  • Pode-se avançar e pular faixas na versão gratuita. 

Contras: 

  • Não é tão popular quanto o Spotify ou o Apple Music; 
  • Aplicativo mais pesado que o concorrente. 

Apple Music 

Imagem: Pocket-lint 

Os usuários do smartphone da maçã certamente conhecem o Apple Music. Ele é especialmente popular nos EUA e no Reino Unido, apesar de ter menor presença em muitos outros países. Como era de se esperar, o software é limitado somente aos usuários de MacBook ou iPhone. 

Seu catálogo tem aproximadamente 90 milhões de faixas e é bem parecido com o do Deezer. Um diferencial importante do aplicativo é a possibilidade de reproduzir qualidade superior de áudio por meio do formato Apple Lossless Audio Codec (ALAC). 

Leia também: Sua rotina diária fica mais leve e feliz com estes apps!

Entretanto, não é possivel usar o Apple Music gratuitamente. Existe apenas a sua versão paga. Por conta de todas essas limitações, a quantidade de usuários é bem menor que a do Spotify. 

Prós: 

  • Marca consagrada, com grande reputação global; 
  • Qualidade de áudio superior (para dispositivos compatíveis); 
  • Integração total com dispositivos da Apple. 

Contras: 

  • Restrito para usuários Apple; 
  • Sem versão gratuita. 

TIDAL 

Imagem: Tecnoblog 

Se você busca o máximo de qualidade de áudio, o TIDAL foi feito especialmente para você. Seu maior destaque é a possibilidade de reproduzir músicas com qualidade de estúdio. Para isso, no entanto, é importante ter os equipamentos certos, como monitores de áudio profissionais. 

O aplicativo possui uma interface muito leve e agradável; talvez uma das mais amigáveis para usuários iniciantes, diga-se de passagem. Além disso, o foco do TIDAL está nos artistas independentes – o que não significa que os mais populares não estejam presentes, obviamente. 

Sua biblioteca é uma das menores, mas impressionante, de toda forma, cerca de 70 milhões de faixas. 

Prós: 

  • A melhor qualidade de áudio da categoria; 
  • Focado em artistas independentes; 
  • Interface leve e muito prazerosa de usar. 

Contras: 

  • Menos popular que o Spotify ou Deezer; 
  • O plano Hi-Fi é bem mais caro que todos os outros. 

Qual app de streaming de músicas escolher, afinal? 

De maneira geral, as opções são bastante parecidas. Todos os aplicativos aqui mencionados oferecem bibliotecas com dezenas de milhões de músicas em alta qualidade, além de recursos para sugerir artistas interessantes, montagem de playlists e tantas coisas mais. 

Para grande parte do público, o Spotify e o Deezer costumam ser as melhores opções. Afinal, são os aplicativos mais populares quando o assunto é streaming de músicas, suas bibliotecas de áudio são realmente impressionantes e dificilmente um lançamento passará despercebido de qualquer uma delas. 

Por outro lado, entusiastas podem olhar o TIDAL com um certo carinho. Ele possui um plano por assinatura que garante acesso a conteúdos Hi-Fi. Isso significa que, se você tiver os equipamentos certos, poderá ouvir frequências indetectáveis em qualquer outro formato de compressão. 

Entretanto, o TIDAL é um aplicativo mais de nicho, uma vez que ele é mais direcionado ao público independente e amante de qualidade extrema de som. Verdade seja dita, alguns usuários sequer conseguem notar alguma diferença, ainda que façam uso dos equipamentos corretos. 

O Apple Music é uma solução de altíssima qualidade e conveniente para os usuários da maçã; no entanto, não é possível usá-lo gratuitamente, tampouco instalá-lo fora do ecossistema da Apple. Esses fatores limitantes podem ser incômodos para alguns usuários, sem dúvidas. 

No final das contas, quem decide qual é o melhor aplicativo é você. Qual deles abraça todas as suas necessidades individuais? 

Compartilhar:

foto do autor

Rafael Motta

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para reconhecer Estrelas e Planetas

Aplicativos para reconhecer Estrelas e Planetas

Anúncios Talvez tenha até tentado identificá-los com um telescópio ou a olho nu, mas sem sucesso. A boa notícia é que agora você pode transformar seu smartphone em um planetário pessoal, com a ajuda ...
Continue lendo →
Aplicativos de viagem para mulheres

Aplicativos de viagem para mulheres: saia com segurança 

Anúncios Que existem centenas de aplicativos para planejar viagens, todos sabem: mas você conhece aplicativos de viagem para mulheres? Nem todos os que estão disponíveis internet afora são capazes de filtrar resultados da maneira ...
Continue lendo →
Aplicativos para manutenção automotiva

Aplicativos para manutenção automotiva

Anúncios Os aplicativos para manutenção automotiva são aquela mão na roda de quem precisa cuidar do automóvel e não sabe por onde começar. Isso porque facilitam a vida dos condutores e proprietários de veículos ...
Continue lendo →