Google Files: App para limpar celular Android

Google Files: App para limpar celular Android

O Google Files é um aplicativo de gerenciamento de arquivos para telefones Android com armazenamento limitado.

Anúncios

O foco principal do aplicativo Google Files é liberar espaço em seu telefone – recomendando de forma inteligente aplicativos, lixo eletrônico e arquivos duplicados para excluir para manter seu telefone com a melhor aparência. Mas também ajuda a manter seus dispositivos organizados e funciona como um serviço de transferência de arquivos que não requer internet.

Anúncios

Como funciona o Google Files

O aplicativo Google Files  é gratuito, leve (ocupa apenas 10 MB) e oferece três recursos principais: limpar arquivos inúteis e cache para melhorar a memória e o desempenho do telefone; navegar pelo armazenamento e encontrar tudo com apenas alguns toques; enviar fotos, compartilhar vídeos e transfira arquivos grandes em alta velocidade (até 480 Mbps em rede Wi-Fi direta criptografada).

Limpar

Após iniciar o Files, você será levado a uma tela principal com duas abas: Cleanup e Browse. No Cleanup, você pode liberar espaço com apenas alguns toques. Remova fotos antigas e memes de aplicativos de bate-papo, remova arquivos duplicados, remova aplicativos não utilizados, limpe o cache e muito mais. Você será solicitado a excluir arquivos inúteis ou temporários, juntamente com sugestões úteis de arquivos a serem excluídos antes de ficar sem espaço. Você também pode usar Arquivos para ver quanto espaço livre resta no telefone (e no cartão SD, se disponível).

Navegar

Se você selecionar a guia “Procurar” localizada na parte inferior do aplicativo Arquivos, será direcionado para uma tela onde poderá encontrar arquivos em seu dispositivo por tipo, como downloads, arquivos recebidos, imagens, vídeos, Áudio e Documentos. Basta pesquisar para seus arquivos ou navegue até eles por categorias e filtros.

A partir daí, o usuário pode gerenciar seus arquivos, se deseja visualizá-los, excluí-los, movê-los, renomeá-los ou compartilhá-los. Se você deseja manter o arquivo para sempre, selecione-o no menu Arquivo e faça backup no Google Drive ou em qualquer outro aplicativo de armazenamento na nuvem.

Compartilhe off-line

O recurso de compartilhamento offline costumava ter sua própria guia, mas agora pode ser encontrado no canto superior esquerdo do menu (três linhas horizontais). Depois de conceder ao aplicativo as permissões necessárias, você pode compartilhar suas fotos, vídeos, documentos ou aplicativos com outras pessoas próximas a velocidades de até 480 Mbps. Também funciona sem internet. 

Anúncios

Basta emparelhar seu telefone com qualquer pessoa próxima que tenha o arquivo. O aplicativo usa Bluetooth para estabelecer uma conexão Wi-Fi direta rápida e criptografada (protegida com criptografia WPA2). Além disso, se o seu telefone estiver com pouco espaço de armazenamento, o Files permitirá que você transfira arquivos grandes ou vídeos para o cartão SD (se você tiver um).

5 recursos do Google Files

Além de acessar arquivos, o Google Files possui vários recursos interessantes para melhorar a experiência do usuário:

Recomendações personalizadas

Um dos problemas na hora de liberar espaço é encontrar conteúdos que possam ser deletados sem causar grandes problemas para o usuário. Para esses casos, o Files oferece sugestões automáticas que aceleram o processo de limpeza. Na guia “Liberar memória”, você pode visualizar atalhos para excluir arquivos temporários, memes, fotos duplicadas e arquivos grandes em algumas etapas. Sempre que você limpar, o aplicativo exibirá a quantidade de espaço livre no menu lateral.

Transferência geral de arquivos

Encontrou um arquivo interessante e deseja compartilhá-lo com outras pessoas? Você pode fazer isso sem uma conexão com a Internet usando o compartilhamento ponto a ponto (P2P). Por meio da guia “Compartilhar”, até 500 arquivos podem ser transferidos para outro dispositivo aproximadamente por vez. Esta operação é semelhante ao AirDrop em dispositivos Apple.

Pasta segura

Arquivos permite que você crie pastas seguras em seu dispositivo como forma de proteger seus arquivos. Ao criar uma pasta, o usuário precisa especificar um código de acesso, que pode ser numérico ou padrão. Tudo na Pasta Segura fica oculto nas pesquisas móveis. Para acessá-los, deve-se inserir o código configurado.

Reprodutor de mídia

Não consegue identificar um arquivo de áudio ou vídeo pelo nome? Sem problemas: basta reproduzi-los no próprio Google Docs para reconhecer cada um. Os players de mídia ainda estão cheios de recursos diferentes, como a capacidade de deslizar a tela para controlar o volume, avançar ou retroceder em dez segundos e gerenciar a velocidade de reprodução do áudio.

Extraia o arquivo ZIP

Descompacte o arquivo ZIP sem abri-lo em seu computador. No Android, o Files fornece esse serviço nativamente. Basta encontrar o arquivo neste formato em uma pasta do seu celular e tocar para abri-lo. Antes de descompactar, o aplicativo exibe uma mensagem de confirmação mostrando o tipo de conteúdo contido.

Faça o download do app de graça

CLIQUE AQUI

Compartilhar:

foto do autor

Bruno de Lima

Formado em marketing e publicidade, atua como redator, contando com suas habilidades para entregar conteúdos de valores e que venham agregar na sociedade.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para manutenção automotiva

Aplicativos para manutenção automotiva

Anúncios Os aplicativos para manutenção automotiva são aquela mão na roda de quem precisa cuidar do automóvel e não sabe por onde começar. Isso porque facilitam a vida dos condutores e proprietários de veículos ...
Continue lendo →
Aplicativos de localizador de carro

Aplicativos de localizador de carro

Anúncios Com os aplicativos de localizador de carro você nunca mais vai precisar passar sufoco quando não souber onde está o seu veículo. Seja porque sofreu um roubo ou porque esqueceu onde estacionou em ...
Continue lendo →
Tricô

Tricô e bordado: aprenda tudo com estes apps!

Anúncios Estas deliciosas técnicas de criar tecidos a partir de fios entrelaçados podem ser verdadeiras terapias! Além de criar cachecóis, suéteres, mantas e meias, também é possível fazer bonecos e outros objetos totalmente personalizados. ...
Continue lendo →