A bateria do laptop está acabando rapidamente? Leia aqui! 

A bateria do laptop está acabando rapidamente? Leia aqui! 

91% de carga, 3h10m restantes...

Anúncios

Autonomia é a palavra que define um laptop. Não depender de uma tomada para fazer trabalhos urgentes é justamente o que tantas pessoas precisam. Acontece que, de vez em quando, a bateria do dispositivo começa a durar menos que a boa fortuna de um azarado. 

Anúncios

Nestes casos, o que fazer? Como fazer com que a bateria do seu laptop dure mais e sobreviva ao teste do tempo? 

A resposta para esta pergunta depende de alguns fatores importantes – e todos eles serão enumerados e explicados aqui. 

Como funcionam as baterias para laptop? 

Imagine-as como se fossem várias pilhas ligadas em um conjunto. Elas são compostas por um ânodo e um cátodo, que são dois componentes imersos em uma substância conhecida como eletrólito. Essa última substância atua como um condutor de energia. 

O eletrólito faz com que o ânodo e o cátodo realizem reações químicas durante o uso da bateria, o que gera a tão necessária corrente elétrica para alimentar o dispositivo. 

Os principais tipos de bateria para laptop são Íon de Lítio (Li-Ion) e Polímero de Lítio (Li-Po). Em todos os casos, essas baterias viciam com o uso; quanto mais ciclos de carga forem executados, menor será a sua vida útil. 

Anúncios

Como fazer a bateria durar mais tempo? 

Existem várias maneiras de fazer com que o seu laptop tenha mais autonomia do que nunca. Conheça os principais e trabalhe fora da tomada por mais tempo: 

Reduza o brilho da tela 

Caso você esteja em um ambiente favorável, experimente reduzir o brilho. Pode não parecer, mas a tela é um dos principais consumidores de energia dos notebooks. Se a sua tela for Ultra HD (4K), esse consumo é ainda maior. 

É possível ajustar as configurações de brilho através dos atalhos presentes em seu laptop, bem como nas configurações do Windows. Costuma ser mais conveniente pelas teclas, obviamente, mas você pode fazer presets no sistema operacional de forma a tornar a tarefa ainda mais simples. 

Reduza a taxa de atualização 

Esta recomendação é mais indicada aos usuários de laptop gamer mais modernos, os quais costumam vir com telas com taxas de atualização elevadas (120 Hz, 144 Hz, 165 Hz ou superior). É uma ótima ideia reduzir esse valor para 60 Hz, o padrão do mercado. 

Acontece que, quanto maior for a taxa de atualização, mais quadros por segundo o computador terá de entregar; com isso, o consumo de recursos do sistema aumenta, o que exige mais capacidade de bateria. 

Sempre que estiver fora da tomada, é recomendável reduzir a taxa de atualização da tela. Reconfigure para o valor que quiser assim que reconectá-lo a uma fonte de energia. 

Desligue ou abaixe o som 

Caso não precise usar o áudio do laptop para nada, desligue-o ou deixe um som bem baixinho para ouvir notificações. Apesar de os auto falantes não gastarem pouca energia, toda economia é válida quando você não sabe quando encontrará uma tomada, não é verdade? 

Outra maneira bastante interessante de economizar energia da bateria é usar fones de ouvido. Eles consomem menos que o som padrão do laptop, além de poderem oferecer uma qualidade de som infinitamente superior, com redução de ruído externo, microfone embutido etc. 

Teclado iluminado? Desligue as luzes 

Dispositivos com teclados iluminados são realmente muito lindos, além de serem convenientes para uso durante a noite. Contudo, se você estiver trabalhando de dia e não precisar dessa vantagem, desligue as luzes. 

São literalmente dezenas de LEDs funcionando em uníssono para tornar a sua experiência mais imersiva; ainda que eles gastem pouca energia, pode ser uma ótima ideia economizar o máximo possível, sobretudo durante momentos de incertezas. 

Leia também: Sua rotina diária fica mais leve e feliz com estes apps!

Gerencie planos de energia 

Este procedimento pode ser um verdadeiro divisor de águas quando o assunto é autonomia de bateria. Existem três planos padrão de energia no Windows: Economia de energia, Equilibrado e Alta performance

O sistema operacional costuma vir de fábrica com o preset Equilibrado. Se você alternar para o modo de economia, seu sistema poderá ficar um pouco mais lento, pois reduzirá a performance do processador e de outros componentes para economizar energia. 

Esta é, de longe, uma das modificações mais importantes que você deve fazer em seu laptop. A diferença da durabilidade da bateria entre o modo de economia e o de alta performance é realmente muito gritante.

Configure o desligamento da tela 

Pode ser que você precise ficar alguns minutos longe do laptop. Nesses casos, por que deixar a tela ligada sem parar? Configure o sistema para que o Windows desligue a tela após um determinado período ocioso. 

Isto pode fazer uma grande diferença na durabilidade da sua bateria, além de trazer mais privacidade para os seus trabalhos. Afinal, se você estiver em um local com grande circulação de pessoas, não é uma boa ideia que todos saibam o que você está fazendo, não é mesmo?! 

Limpe o laptop 

Pode não parecer, mas a sujeira é uma verdadeira vilã da bateria. Ela pode forçar o sistema de refrigeração a se esforçar mais para manter as temperaturas sob controle – o que obviamente absorve mais carga ao longo do dia. 

Feche aplicativos em segundo plano 

Os softwares que são executados na bandeja do Windows podem ser mais práticos, mas gastam mais recursos do sistema. É importante fechar tudo o que você não precisa para economizar carga.

Clique na setinha no canto direito da barra de tarefas e finalize todos os processos que não são necessários para o seu trabalho. 

Fique fora da tomada por mais tempo! 

Gostou das dicas acima? Se, mesmo depois de fazer tudo isso, sua bateria continua durando muito pouco, pode ser que a vida útil dela esteja chegando ao fim. Nesses casos, tem que trocá-la; não há outro jeito. 

Divirta-se e trabalhe onde quer que esteja sem se preocupar com a autonomia.

Compartilhar:

foto do autor

Rafael Motta

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para manutenção automotiva

Aplicativos para manutenção automotiva

Anúncios Os aplicativos para manutenção automotiva são aquela mão na roda de quem precisa cuidar do automóvel e não sabe por onde começar. Isso porque facilitam a vida dos condutores e proprietários de veículos ...
Continue lendo →
Aplicativos de localizador de carro

Aplicativos de localizador de carro

Anúncios Com os aplicativos de localizador de carro você nunca mais vai precisar passar sufoco quando não souber onde está o seu veículo. Seja porque sofreu um roubo ou porque esqueceu onde estacionou em ...
Continue lendo →
Tricô

Tricô e bordado: aprenda tudo com estes apps!

Anúncios Estas deliciosas técnicas de criar tecidos a partir de fios entrelaçados podem ser verdadeiras terapias! Além de criar cachecóis, suéteres, mantas e meias, também é possível fazer bonecos e outros objetos totalmente personalizados. ...
Continue lendo →